O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aeronaves a Venda Aeronaves Históricas Aviação Militar Cultura Aeronáutica Equipamentos Jatos a venda

Força Aérea Brasileira coloca à venda caças Dassault Miragem 2000 desativados

Compartilhe
, / 1619
Os aviões mais rápidos já operados pela Força Aérea Brasileira, os Dassault Mirage 2000, que voaram por aqui por um curto período de tempo (os primeiros chegaram ao Brasil em 2006), foram desativados em 2013, devido aos altos custos operacionais e proximidade do fim da vida útil, que poderia ser alongada com uma reforma orçada em dezenas de milhões de euros que o Governo Brasileiro considerou inviável financeiramente. Estão disponíveis para venda, para civis colecionadores, museus. Por um valor simbólico de U$ 2,5 milhões, próximo de superesportivos como Bugatti, Koenigsegg e Pagani, você pode adquirir seu exemplar. Segundo a Assessoria de Imprensa da FAB, oito unidades foram disponibilizadas para venda e quatro devem permanecer no Brasil, preservadas.   mlb140425_26_1280

O F-2000C FAB 4948 já está no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Foto: www.cavok.com.br

As negociações das aeronaves e seus componentes estão sendo realizadas na Inglaterra pelo Brazilian Aeronautical Commission in Europe, o BACE (Comissão Brasileira de Aeronáutica na Europa). As aeronaves e todos os itens disponíveis estão estocados na Base Aérea de Anápolis, Goias, e mesmo desativados, ainda precisa de aprovação do governo francês, que pode barrar as intenções oriundas de países não aliados.

Mirage2000_FAB_02-960x640

Oito unidades do F-2000 estão disponíveis para vendo, bem como seus componentes

Segundo o edital do BACE, qualquer pessoa física ou jurídica, desde que cumpra todos os requisitos presentes no regulamento, pode participar da concorrência. Ou seja, qualquer pessoa pode ser dono de um Mirage 2000, desde que o governo francês aprove a negociação. Propulsionado por um motor Snecma M53-5, com 8.998 kg de empuxo, o Mirage 2000 é um interceptador capaz de ultrapassar Mach 2,0 (duas vezes a velocidade do som, ou mais de 2.400 km/h) a 16.500 metros de altitute, e tem alcance de até 3.000 km quando equipado com três tanques de combustível auxiliares nas asas. Ele também possui sonda de reabastecimento em voo. Quando em serviço, era equipado com radar multifunção, mísseis ar-ar de médio e curto alcance, além de dois canhões de 30 mm. Sob as asas, podem ser carregados mais de 5 toneladas de bombas e mísseis diversos. O modelo ainda voa nas forças aéreas de países como Emirados Árabes Unidos, Egito, Peru, Índia, Grécia, além da própria França, com mais de 300 aeronaves ativas. A aeronave foi fabricada pela Dassault Aviation entre 1978 e 2007, chegando a 601 unidades produzidas.

Página oficial do BACE, que negocia as aeronaves F-2000: http://www.bace.org.uk/announcements_cabe.html

Postado por: Daniel Popinga - Portaldoaviador.com