O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Comunicado Notícias Press-Releases

Viking Air aposta no novo Twin Otter 400 para conquista da aviação regional no Brasil

Compartilhe
, / 444

 Desde a década de 60, quando um avião Twin Otter sobrevoava o território canadense, as pequenas comunidades locais já sabiam: medicamentos e mantimentos estavam chegando a regiões de difícil acesso. De olho nesse DNA e nos inúmeros pontos isolados do território brasileiro, a canadense Viking Air, representada no Brasil pela International Jet Trading (IJT), acaba de anunciar a chegada ao País do novo Twin Otter Série 400.

“Queremos conquistar espaço na aviação regional brasileira, oferecendo um produto de 19 assentos com toda flexibilidade para operar em pistas não pavimentadas ou na água”, explica David Caporali, Diretor Regional de Vendas para a América Latina e Caribe da Viking Air, que aposta em um viés de apoio às empresas aéreas da região Amazônica. Projetado para pistas curtas, o novo avião consegue operar em pistas com menos de 400 metros.

viking pista de pouso

O Twin Otter chega equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-34 de 750 shp. O design old fashion da aeronave contrasta com a cabine, com suíte integrada de aviônicos Honeywell Primus Apex, com cockpit digital equipado com quatro telas de alta resolução, com opção de visão sintética, e todas as funcionalidades de navegação via satélite. Para operar a versão passageiros ou carga, o Twin Otter traz ainda portas grandes com selagem e consegue cumprir de 400 a 500 km com capacidade máxima de passageiros e em torno de 400 km com capacidade máxima de carga (1.800 kg).

Viking aeronavesavenda painel

A parte de manutenção é outra aposta da Viking para se diferenciar no mercado. A empresa, ao contrário da maioria dos fabricantes de aeronaves, nasceu de uma oficina de manutenção para depois se transformar em uma fabricante. Por isso já se prepara para homologar os primeiros Centros de Serviços no Brasil.  “Pelo próprio projeto do avião, apostamos na intervenção menor na revisão”, lembra Daniel Torelli, diretor técnico da IJT. Segundo o executivo, o Twin Otter foi feito para operar 66 mil horas e 132 mil ciclos, uma vida útil três vezes maior que um avião da mesma categoria.

Viking aeronavesavenda interior

Atualmente cerca de 100 aeronaves da Série 400 já estão em operação em 24 países, sendo que 28,9% delas destinam-se à operação comercial. Sem revelar nomes de potenciais clientes no Brasil que já iniciaram conversas com a fabricante, os executivos da IJT afirmam que o novo Twin Otter está em processo final de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e deve chegar ao país a partir do final do ano ao preço estimado de US$ 6,95 milhões (versão 400, preço FOB).

Viking Pouso na àgua

Viking aeronavesavenda frontal

Daniela Garrafoni - Portaldoaviador.com

Quer saber mais sobre essa aeronave? Entre em contato através do formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem