O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Executiva Aviação Geral

OCC na Aviação Executiva

Compartilhe
, / 38
O controle operacional de aeronaves executivas pode ser realizado de diversas maneiras.  Uma delas é com o suporte de um OCC (Centro de Controle Operacional, do inglês Operation Control Center), que traz muitas vantagens ao usuário final.  O princípio de operação deste departamento baseia-se no fornecimento de informações para voos atuais e futuros e na realização de todo planejamento e preparação.  É um status que funciona dia e noite (24/7), que muitas vezes não tem preço.
 
Processo de planejamento de vôos passo a passo
 
O processo de planejamento de voo é baseado na otimização da rota para melhor refletir todas as condições atuais para um determinado voo, de modo que a rota planejada seja segura.  Existem muitas maneiras de otimizar o planejamento do vôo.  O despachante deve considerar vários fatores que afetam diretamente a viabilidade de um vôo. Eles são, por exemplo, a autonomia de vôo da aeronave, seus equipamentos, países que serão sobrevoados, previsões meteorológicas, etc.  Depois de considerar todas as informações, o despachador avalia e depois sugere as melhores opções para o voo, sendo que, para vôos mais complexos, sua experiência e comunicação com a equipe também entra em jogo.
 
  Alguns operadores também prestam muita atenção ao consumo de combustível, além de todos os custos relacionados à operação.  Eles preferem voar a velocidades mais lentas para aeroportos menores para ajudar na redução de custos.  Outros, porém, preferem velocidade.  As otimizações que consideram o conforto dos passageiros estão se tornando mais comuns - por exemplo, eles gostariam de dormir em um voo de longa distância.  Nesses casos, o despachante pode cuidar de evitar regiões com previsão de turbulência o máximo possível. Para voos urgentes, a rota planejada deve ter o menor número possível de permissões de sobrevoo para que o tempo de preparação seja mínimo e a aeronave pode decolar quase que imediatamente.  Várias opções de planejamento estão disponíveis e o resultado sempre depende do tipo específico de cliente, tripulação, vôo e aeronave.  Se os clientes têm preferências determinadas, é padrão para a equipe de OCC otimizar cada plano de critérios anteriormente discutidos.
 
O papel dos despachantes de voo
 
Os despachantes trabalham enquanto a tripulação da aeronave está dormindo ou está no ar.  Se ocorrer uma situação inesperada, como alterar planos de uma rota ou um desvio devido a condições climáticas adversas, o despachante está sempre um passo à frente da tripulação ao realizar mudanças.  Enquanto a aeronave ainda está no ar, os serviços no próximo aeroporto já foram garantidos.  Se houver um voo de conexão, a documentação do voo foi concluída e o plano de vôo enviado.  Não só eliminam atrasos e implicações financeiras, mas também situações desagradáveis para a tripulação e os passageiros do cliente.  Um bom exemplo foi uma operação recente de Delhi (VIDP) para Londres (EGGW) com uma aeronave Embraer 190.  Devido ao nível de voo mais baixo autorizado e aos ventos fortes, foi necessário executar uma parada técnica não planejada para o reabastecimento.  Usando rádio VHF, a equipe entrou em contato com o OCC, que recomendou o aeroporto mais adequado ao longo da rota em relação à localização da aeronave.  O OCC garantiu os serviços de assistência no solo, os slots de pouso e decolagem e o abastecimento de combustível no aguardo, mesmo antes do pouso da aeronave.  Eles também prepararam uma nova documentação, alteraram o slot de pouso no destino final e forneceram lanches para a tripulação.  O atraso foi mínimo, e em pouco tempo a aeronave estava de volta no ar.
 
Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte para seu próximo vôo, entre em contato com o Centro de Controle de Operações da ABS Jets em occ@absjets.com ou +420 602 316 636.
 
A ABS Jets é um operador de aeronaves executivas bem estabelecido localizado no coração da Europa, com bases em aeroportos de Praga e Bratislava e que atualmente opera 10 aeronaves em operação comercial. Fornece serviços exclusivos em todo o campo da aviação comercial, incluindo 24/7, suporte de vôo mundial especializado em planejamento de vôos para destinos remotos e incomuns. Graças à sua experiência, a ABS Jets OCC já possui uma forte cooperação com clientes da América do Sul e para quem é oferecido suporte de voo completo a destinos específicos.