O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Executiva

Voando na Europa – EUROCONTROL, seus regulamentos e slots

Compartilhe
, / 63
Uma vez voando no espaço aéreo europeu, os pilotos podem sentir algumas diferenças do controle do tráfego aéreo, se comparado com outras partes do mundo. Lá, tudo é controlado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea = conhecida como EUROCONTROL.  

Esta organização internacional trabalha com autoridades nacionais, provedores de serviços de navegação aérea, usuários civis e militares, aeroportos e outras organizações. Suas atividades envolvem gerenciamento de fluxo estratégico e tático, controle regional do espaço aéreo, etc. Assim como o EURO está fornecendo uma moeda única para a Europa, o EUROCONTROL é uma tentativa de fornecer um "Céu Único Europeu" e tentar torná-lo simples para os operadores aéreos. No momento, existem 41 estados membros, e seria uma bagunça, caso não houvesse regulamentação da autoridade pan-europeia. Uma das ferramentas comuns que o Eurocontrol usa todos os dias são regulamentos de espaço aéreo e slots.  

Todos os planos de voo IFR são monitorados por um CFMU (Central Flow Management Unit). Cada aeroporto e setor de tráfego aéreo possui uma capacidade máxima publicada. Quando a capacidade é excedida, medidas são tomadas para reduzir o tráfego. Isso é denominado regulação. O objetivo é usar a capacidade efetivamente, mantendo o atraso médio o mais baixo possível. Para não exceder a capacidade, a EUROCONTROL atrasa a aeronave no chão. Esses atrasos são comumente conhecidos como "ATC slots". Esses slots são alocados (se necessário) duas horas antes do horário de decolagem. Uma vez que os slots são alocados, o vôo recebe o CTOT (Calculado Take Off Time = horário estimado de "calços-fora" original EOBT + tempo de taxi + atraso causado por regulação). A aeronave então tem que partir no CTOT com tolerância -5 a +10 minutos.  

Isso pode ser um pouco frustrante, especialmente para os pilotos, que não visitam a Europa regularmente. Seus passageiros podem estar a bordo a tempo, mas a aeronave não pode partir devido ao slot ATC e tem que esperar no chão para o CTOT.  

Os despachantes do OCC podem monitorar facilmente todos no Portal de Operações de Rede EUROCONTROL (NOP) e ver todos os regulamentos atuais, cenários recomendados e slots alocados. A equipe da OCC pode dar-lhe informações sobre o CTOT real (o atraso pode mudar várias vezes) e sobre a causa da regulamentação (capacidade do aeroporto, condições climáticas adversas - tempestades, neblinas, greves de controladores, etc.)  

Os despachantes da ABS Jets sempre tentarão trabalhar com o seu CTOT . Para "congelar" (no caso de você saber que seus passageiros estão atrasados e que o atraso atribuído é mesmo bom para eles) ou melhorar o seu CTOT caso você precise voar o mais rápido possível. Melhorias podem ser feitas através do Helpdesk do Eurocontrol ou re-planejar seu FPL - mudanças de nível de vôo ou evitar alguma parte do espaço aéreo às vezes podem ajudar muito.
 
 
Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte para seu próximo vôo, entre em contato com o Centro de Controle de Operações da ABS Jets em occ@absjets.com ou +420 602 316 636.
 
A ABS Jets é um operador de aeronaves executivas bem estabelecido localizado no coração da Europa, com bases em aeroportos de Praga e Bratislava e que atualmente opera 10 aeronaves em operação comercial. Fornece serviços exclusivos em todo o campo da aviação comercial, incluindo 24/7, suporte de vôo mundial especializado em planejamento de vôos para destinos remotos e incomuns. Graças à sua experiência, a ABS Jets OCC já possui uma forte cooperação com clientes da América do Sul e para quem é oferecido suporte de voo completo a destinos específicos.