O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral Comunicado Educativo Legislação Notícias

Diário de Bordo Eletrônico – Novidades na ANAC

Compartilhe
, / 49

Assim como ocorreu com a CIV eletrônica, desde dezembro de 2017 as aeronaves de matrícula brasileira poderão utilizar o sistema de Diário de Bordo eletrônico.

As resoluções 457 e 458 do ano de 2017 autorizam e determinam as regras para a inovação.

É importante lembrar que é responsabilidade do comandante da aeronave manter a documentação, inclusive diário de bordo, da mesma sempre atualizada e em concordância com as normas estabelecidas pela agência reguladora.

O envio das informações pelo sistema é facultativo e está sujeito à autorização da ANAC em relação aos softwares e métodos de envio. Uma vez aprovado e escolhido o sistema virtual, as informações deverão ser preenchidas somente por este canal.

Qual a vantagem de usar um sistema eletrônico? A resposta é simples, com envio de informações por sistemas automatizados e supervisionados, as fraudes e discrepâncias serão identificadas com mais facilidades, o que torna nossa aviação mais justa e próspera. Além disso, a visualização em planilhas e sistemas exibe com facilidade os custos e outras informações da operação, assim os operadores e tripulantes poderão controlar melhor sua aeronave para evitar a venda ou a interrupção da operação.

Resolução 457/2017 Resolução 458/2017 Fonte: http://www.anac.gov.br/noticias/anac-regulamenta-a-utilizacao-de-sistemas-digitais-para-registro-de-informacoes

Carlos Eduardo Damasceno

Gostaria de receber mais detalhes:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem