O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Comercial Comunicado Lançamentos Notícias

Fusão Boeing e Embraer

Compartilhe
, / 323

Duas gigantes fabricantes de aeronaves em um único e novo projeto que deverá esquentar o mercado de aeronaves comerciais, esse será o resultado da aprovação de fusão entre Boeing e Embraer.

Esse processo foi necessário para manter os projetos da Embraer no mercado, uma vez que sua maior concorrente na competição dos jatos comerciais médios, a Bombardier, juntou-se à Airbus.

A Embraer possui grande dificuldade em captação de recursos para novos projetos e se tornaria muito fraca caso não buscasse uma solução, por isso a fusão é de grande valia e potencial para o mercado.

Nessa união a Boeing será detentora de 80% da empresa enquanto a Embraer terá os 20% restantes. Além disso a sede será no Brasil e todos os diretores e funcionários responderão à Boeing dos Estados Unidos.

Parece que a Embraer sai perdendo, uma vez que ela tem grande participação no mercado de defesa aérea e aviação executiva, mas isso permanecerá sob controle da empresa brasileira de aeronáutica S.A. (Embraer) pois esses setores não entram no acordo com a Boeing.

O projeto em sua totalidade vale US$ 4.75 Bi, sendo que 3.8 pertencerão por parte Boeing e 0.95 da Embraer.

O Governo brasileiro continuará como “dono” de sua parte da Embraer e por isso possui pequena participação na fusão, mas sua autorização será determinante na continuidade da mesma.

A Joint Venture pretende montar uma linha completa de opções para as companhias aéreas do mundo, dos jatos regionais à grandes equipamentos intercontinentais que podem transportar mais de 500 passageiros.

As ações da Embraer continuarão sendo ofertadas nas bolsas de valores do Brasil e EUA e a tendência é que com o passar do tempo os investimentos e resultados cresçam.

Que nosso orgulho nacional aeronáutico prospere nessa nova rota!

Abaixo seguem 3 links que serviram como fonte sobre a fusão, 2 deles são notícias/entrevistas e o terceiro um vídeo.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44717163

https://oglobo.globo.com/economia/uniao-da-embraer-com-boeing-importante-para-brasil-22861874

www.youtube.com/watch?v=dwc1oyVy8M0

Fonte imagem de capa: Defesa Net

Por:  Carlos Eduardo Damasceno