O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral Monomotores a venda Notas

Mooney Ovation Ultra

Compartilhe
, / 172

Continuando a sequencia de aeronaves monomotoras que custam menos de US$ 1Mi, já falamos sobre o Cirrus SR20 e SR22 e agora falaremos sobre o Mooney Ovation, que é outra aeronave monomotora com muita tradição no mercado americano segue com novidades e sempre buscando estar atualizada.

Mooney Ovation Ultra

A Mooney possui atualmente 2 aeronaves disponíveis para compra ainda novas, o Ovation Ultra e o Acclaim Ultra. Os projetos são idênticos em relação às dimensões e aviônica embarcada, porém, a motorização é diferente e interfere nos dados de performance como distância para decolagem, velocidade máxima em cruzeiro, autonomia e etc.

Ambos modelos estão equipados com o também tradicional Garmin G1000, trem de pouso retrátil, e cabine para 4 pessoas (1 Piloto + 3).

O motor é o Continental IO-550-G no Ovation e gera 310HP, a diferença para o Acclaim é que ele é Turbo, transformando-se em TSIO-550-G que gera menos potência, 280HP, mas eleva a velocidade de cruzeiro máxima de 197kt para 242kt.

Comparando o Range em velocidade de longa duração (170kt para o Ovation e 175kt para o Acclaim), considerando reserva de 45min, o primeiro pode voar até 1450nm e o Acclaim 1275nm. Transformando em autonomia, o modelo aspirado voa por até 8h30 e o turbo até 7h30min. Porém, existe um fator que faz mais diferença entre os dois modelos, o motor turbo permite voos no FL250 enquanto o aspirado voa no FL080 para atingir esses parâmetros, isso implica no consumo de combustível e também tempo de subida/ descida.

Esquerda: Acclaim Ultra ; Direita: Ovation Ultra

Ambas aeronaves possuem conjunto de hélices tripá e tanque com capacidade para 100 galões ou 380L. Nessas configurações, por ter um conjunto de hélices similar, assim como a aviônica e o projeto, o que equilibra o peso básico entre eles, a quantidade de carga paga que pode ser transportada também é parecida. O modelo Ovation permite 465kg enquanto o “turbinado” leva até 440kg.

Alguns atrativos e diferenciais da Mooney é a fabricação em material composto, trem de pouso retrátil, os chamados all-trimming tail que são marca registrada dos modelos desde seu lançamento nos anos 20 e speed brakes, único na categoria ‘Aeronaves monomotoras novas de fábrica’ com essa funcionalidade.

Considerando todas as aeronaves Mooney registradas no RAB, podemos contabilizar apenas 39 modelos. Isso mostra que ainda existe muito mercado para o equipamento no país, ainda mais se considerarmos modelos novos.

Vídeo excelente sobre essa máquina por Paul Bertorelli da Avweb:

Por:  Carlos Eduardo Damasceno Gostaria de receber mais detalhes:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem