A atual Bombardier Aviation

Compartilhar

Bombardier Aviation é a divisão de aeronaves da canadense Bombardier Inc., com sede em Dorval, Québec, Canadá. Historicamente, a Bombardier ficou conhecida por sua diversificação no setor aeronáutico ao longo das décadas, adquirindo fabricantes como a Canadair, Short Brothers e a Learjet, o que a transformou em um dos maiores fabricantes de aviões do mundo.

Ao longo dos anos 2000 e 2010, a empresa ampliou sua produção de aeronaves comerciais e regionais, mas enfrentou dificuldades financeiras com projetos complexos (como o CSeries, vendido à Airbus) e desafios competitivos. Hoje, a Bombardier opera exclusivamente no mercado de jatos executivos de alto valor agregado com foco nas famílias Challenger e Global, que representam o núcleo de sua produção aeronáutica atual.

 

O hoje Airbus A220 é, originalmente, o Bombardier CS100 (A220-100) e o CS300 (A220-300). Foto: https://www.jetphotos.com/

 

Linha de produção atual de jatos executivos

A Bombardier atualmente produz e entrega jatos executivos das famílias Challenger e Global. Esses jatos são conhecidos por oferecerem um bom equilíbrio entre performance, alcance e conforto para voos continentais e entre continentes próximos:

 

Família Challenger – jatos super-midsize

A linha Challenger é bastante conhecida por oferecer um bom equilíbrio entre performance, alcance e conforto para voos continentais e entre continentes próximos:

  • Challenger 3500 — versão mais recente e modernizada da série, com melhorias significativas em tecnologia de cabine e sistemas de voo.

 

O Bombardier Challenger 3500, atualmente em produção, derivado do já muito moderno Challenger 350. Foto: Portal do Aviador

 

  • Challenger 650 — modelo consolidado de grande sucesso no segmento de jatos de médio-porte, com boa autonomia e conforto.

 

O Bombardier Challenger 650 também continua com sua produção a pleno e é derivado de seus outros “irmãos” Challenger 600, 604 e 605, já descontinuados. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

Estes modelos seguem com suas produções a todo vapor e representam a espinha dorsal da Bombardier no segmento super-mid size.

Os modelos Challenger 300 e 350, já extremamente modernos, cederam lugar ao novíssimo Challenger 3500.

 

Família Global – jatos de longo alcance e alta performance

Os aviões da linha Global são os jatos de maior prestígio da Bombardier, com autonomia intercontinental e capacidades excepcionais para voos transoceânicos:

  • Global 5500 e Global 6500 — jatos de grande porte com excelente combinação de alcance, performance e conforto internacional.

 

Bombardier Global 5500. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

 

Bombardier Global 6500. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

  • Global 7500 — um dos jatos executivos mais avançados e com maior alcance do mercado.

 

Bombardier Global 7500. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

 

  • Global 8000 — modelo mais recente, certificado e em início de operações em dezembro de 2025, destacando-se como o jato civil mais rápido do mundo atualmente (velocidade de até Mach .95) e com alcance extremamente elevado para voos globais.

O protótipo do novíssimo Bombardier Global 8000. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

 

Em meados de 2025 a Bombardier está iniciou as entregas do Global 8000 — com clientes já confirmados e ordens recebidas, marcando um novo capítulo na sua linha de produtos.

 

Modelos que foram descontinuados recentemente

Nas últimas décadas, com base em reestruturações, visando focar apenas em jatos de negócios de alto valor, alguns modelos foram descontinuados ou tiveram produção encerrada.

 

Learjet – o fim de uma era

A marca Learjet, adquirida pela Bombardier em 1990, foi um dos pilares da aviação executiva por décadas. Os modelos mais recentes incluem:

  • Learjet 70 e Learjet 75 — produção encerrada em 2022, com o Learjet 75 sendo o último modelo produzido pela empresa

 

Bombardier Learjet 70, já descontinuado (produção). Foto: https://www.jetphotos.com/

 

Bombardier Learjet 75, também já descontinuado. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

  • Learjet 85 — projeto cancelado em 2015 antes de entrar em produção.

Esse encerramento representou o fim da linha Learjet, que havia dominado o segmento de jatos leves e médios por muitos anos.

O jato de longo alcance Global 6000 também teve sua produção descontinuada em 2019, dando espaço aos seus “irmãos” Global 5500 e 6500.

 

O jato de longo alcance Global 6000 deixou de ser fabricado em 2019, dando espaço à modelos mais modernos e eficientes, como os Global 5500 e 6500. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

Alguns outros modelos, derivados de jatos comerciais mais antigos, como certos Challenger 800/850 baseados nos CRJ, também deixaram de ser produzidos no início dos anos 2010.

Compartilhar

Artigos relacionados

Conheça o Bombardier Challenger 3500

O Bombardier Challenger 3500 é uma evolução absolutamente direta dos seus "irmãos" Challenger 300 e ...

Publicado em: 5 de fevereiro de 2026

A Gulfstream Aerospace apresenta o novíssimo G300

A Gulfstream Aerospace Corporation, subsidiária integral da General Dynamics,  anunciou no dia 30 de...

Publicado em: 9 de outubro de 2025