Brasil assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG

Compartilhar
A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca Saab o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024. A assinatura aconteceu na sexta-feira (24), nas instalações da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), em Brasília.

O contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras. O investimento total será de aproximadamente R$ 13 bilhões. “Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças”, afirmou Hakan Buskhe, presidente da SAAB.

A Embraer irá assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, mas haverá também a participação de outras empresas brasileiras, como a AEL, Akaer, Atech e SBTA. “Vai ser um salto, não apenas para a Embraer, mas para a nossa indústria em geral”, completou o brigadeiro Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Compartilhar

Artigos relacionados

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar no Aviashow 2025

O EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da FAB -...

Publicado em: 30 de abril de 2025

Operação Raízes do Cedro – a repatriação de brasileiros no Líbano

A Força Aérea Brasileira, em ação do Governo Federal, iniciou a operação Raízes do Cedro, que tem co...

Publicado em: 2 de outubro de 2024