Brasil e Argentina assinam acordo para cooperação aeronáutica

Compartilhar

Os ministros da Defesa do Brasil e da Argentina, Celso Amorim e Agustín Rossi, assinaram um importante acordo de cooperação bilateral que garantirá base jurídica e política para a ampliação de projetos conjuntos no setor aeronáutico.

Denominado ‘Aliança Estratégica em Indústria Aeronáutica’ (Aeia), o acordo tem como objetivo integrar e fortalecer os setores industriais de defesa de ambas as nações. Para estímulo do setor produtivo dos dois países, figuram no documento a possibilidade de adoção de medidas como a identificação de potenciais alianças industriais, a elaboração de novos projetos conjuntos e a geração de demanda antecipada de produtos capazes de propiciar economia de escala.

A assinatura do acordo ocorreu logo após a cerimônia de lançamento (roll out) do avião cargueiro e reabastecedor militar KC-390, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista. Um dos mais importantes projetos estratégicos da Defesa Nacional, o KC-390 foi projetado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e fabricado pela Embraer com a participação de outros três países: Argentina, Portugal e República Tcheca.
Compartilhar

Artigos relacionados

TAM Aviação Executiva apresenta o Cessna 408 SkyCourier na LABACE 2025

Cessna 408 SkyCourier, no espaço da TAM AE, na LABACE 2025, no Campo de Marte, SP. Foto: Portal do A...

Publicado em: 20 de agosto de 2025

Plane Aviation participa da LABACE 2025 com aeronaves Cirrus

A Plane Aviation representa com exclusividade toda a linha Cirrus no Brasil e levou à LABACE 2025 du...

Publicado em: 13 de agosto de 2025