Brasil libera uso de eletrônicos durante todo o voo

Compartilhar

Até o fim do ano, passageiros poderão usar dispositivos eletrônicos em todas as fases do voo, desde que em modo “avião”. É o que prevê nova resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada na última quinta-feira (30) no Diário Oficial. O advogado e professor de direito aeronáutico Georges Ferreira explica que, para a medida começar a valer, as companhias aéreas precisam pedir, individualmente, permissão para a Anac.

“As companhias deverão provar que o uso de celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros, não causaria problemas em seus equipamentos e sistemas de navegação. A Anac estima que as primeiras autorizações sejam dadas em até dois meses”, informa o advogado.

Outra novidade da resolução é que os celulares poderão ser usados fora do movo avião logo depois que o avião pousar. Pelas regras atuais, tais equipamentos devem permanecer desligados até o desembarque do passageiro.

Durante a decolagem e o pouso, os eletrônicos terão de ser guardados, mesmos ligados, já que uma freada brusca pode fazê-los voar na cabine e atingir um passageiro. “Em situações específicas, como uma turbulência, ou se o avião tiver de pousar sob baixa visibilidade, a tripulação poderá pedir que os aparelhos sejam desligados”, finaliza Georges. 

Vinícius Braga
Compartilhar

Artigos relacionados

Ações da Embraer disparam após ficar de fora do tarifaço

No dia 30 de julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto impond...

Publicado em: 31 de julho de 2025

Aeroporto Salgado Filho retomará suas atividades a partir de 21 de outubro de 2024

Cena que ficou extremamente conhecida, do Boeing 727 da Total, parcialmente sobre as águas que inund...

Publicado em: 19 de outubro de 2024