CEA-311 | Foto: Raphael Brescia
Enfim ele decolou! Com nome inspirado no grande tubarão branco, o elegante CEA-311 Anequim levantou voo no aeroporto de Divinópolis (MG). Projetado especificamente para quebrar recordes de velocidade, a aeronave foi desenhada e construída pelo engenheiro e professor Paulo Iscold e uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Movido por um motor Lycoming, de quatro cilindros, modificado pela Sky Dynamics, o grande debut durou cerca de 20 minutos, alcançando a velocidade máxima de 210 nós. Segundo Iscold, o próximo passo de sua equipe será conquistar, definitivamente, o status de avião de quatro cilindros mais rápido do mundo. Para tal feito, porém, a aeronave terá que cruzar o céu a 260 nós.
CEA-311 | Foto: Raphael Brescia
As características do CEA-311 são semelhantes ao CAE-308, também desenvolvido por Iscold e seus alunos – notório por quebrar nada menos que quatro recordes mundiais em dezembro de 2010, incluindo a velocidade mais rápida para um avião com peso inferior a £ 660. Na ocasião, o CEA-308 foi cronometrado em uma velocidade média de 194 nós, num curso de 3 km.
Os registros foram recentemente ratificados pela FAI (Federação Internacional de Aerodesporto), na categoria de aeronaves com motor a pistão, hélice e peso de decolagem total de até 300 kg para as seguintes conquistas:
Tempo para subir até 3.000 metros: 8 minutos e 15 segundos
Velocidade em curso de 15 quilômetros: 329,1 km/h
Velocidade em 100 quilômetros de curso fechado: 326,8 km/h
Velocidade em curso de 3 km: 360,13 km/h
Tudo começou quando Iscold lançou a ideia de construir uma aeronave para melhorar o processo de aprendizagem de seus alunos, como parte de um trabalho acadêmico do curso de engenharia aeronáutica. Após muitos anos de preparação e testes, a aeronave, com o capitão Gunar Armin Halboth no leme, decolou do Aeroporto de Juiz de Fora (MG) – local escolhido por seu simbolismo, já que o pioneiro da aviação, Santos Dumont, teria nascido em uma fazenda nos arredores.
Artigos relacionados
Cessna 408 SkyCourier, no espaço da TAM AE, na LABACE 2025, no Campo de Marte, SP. Foto: Portal do A...
Publicado em: 20 de agosto de 2025
A Plane Aviation representa com exclusividade toda a linha Cirrus no Brasil e levou à LABACE 2025 du...
Publicado em: 13 de agosto de 2025