Conheça as maravilhas do Otto Aerospace Phantom 3500

Compartilhar

O Phantom 3500 será fabricado pela Otto Aerospace – antiga Otto Aviation – empresa americana focada em inovação aeroespacial, eficiência, aerodinâmica avançada, uso de compostos, sustentabilidade. Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Otto_Phantom_3500

 

O Phantom 3500 é projeto de um jato executivo, desenvolvido pela startup americana Otto Aerospace (antiga Otto Aviation). O projeto clean-sheet (tudo novo, totalmente desenvolvido do zero), foca em uma arquitetura super-laminar (redução extrema do arrasto) e construção inteiramente em material compósito, visando reduzir o consumo de combustível e emissões.

 

Cronologia de desenvolvimento do Phantom 3500

 

Com capacidade para até nove passageiros, o Phantom 3500 terá alcance máximo de 3.500 milhas náuticas. Imagem: https://ottoaerospace.com/aircraft/

 

2008 — Fundação da empresa e primeiras pesquisas: William (Bill) Otto funda a empresa Otto Aviation – hoje Otto Aerospace – com foco em aeronaves de muito baixa resistência aerodinâmica. Projetos anteriores incluíram demonstradores como a família Celera.

Entre os anos 2010 e início dos anos 2020: a empresa passou anos estudando aerodinâmica de fluxo laminar e construindo modelos em escala (mockup).

2024 — Testes em túnel de vento e validação inicial: Relatos e comunicados indicam que, em 2024, testes de túnel validaram os aspectos da arquitetura super laminar – o fabricante afirmou reduções importantes no arrasto, cerca de 35%. Essas validações foram extremamente importantes para os conceitos da atual arquitetura.

2025 — Consolidação do programa e lançamento público: entre maio e junho, a Otto anuncia a seleção do local de sua base industrial: Cecil Field / Jacksonville, FL, e apresenta progresso do projeto; confirma fornecedores e que está encomendando sistemas, como motores, aviônicos, forjados complexos, para avançar nas montagens.

No dia 29 de setembro a Otto Aerospace lançou oficialmente o Phantom 3500 no UP.Summit, um encontro anual, somente para convidados, das mentes mais inovadoras do mundo que repensam o futuro do transporte. Com um preço estimado em aproximadamente US$ 19,5 milhões, o modelo está previsto para voar em 2027, com certificação FAA Part 25, com entrada em serviço prevista para 2030.

No evento, a empresa mostrou um modelo em tamanho real, dando aos participantes uma primeira visão de uma aeronave pronta para transformar a categoria de jatos super médios, reduzindo o consumo de combustível em mais de 60%. O jato ultra eficiente e totalmente novo utiliza aerodinâmica de fluxo laminar inovadora e compósitos de precisão totalmente em fibra de carbono para proporcionar ganhos significativos em desempenho, sustentabilidade e custo operacional.

 

O interior do Phantom 3500, com assentos de luxo, acabamento sofisticado, com foco no conforto. Como pode ser visto acima, não há janelas tradicionais na fuselagem da cabine — o projeto prevê telas digitais de alta definição nas paredes (e possivelmente no teto) que exibirão imagens externas captadas por câmeras, substituindo as janelas físicas. Imagem: https://newatlas.com/

 

Algumas tecnologias empregadas no desenvolvimento do Phantom 3500

Não há imagens concretas do cockpit real com os instrumentos instalados, displays, em função de o Phantom 3500 estar em desenvolvimento. O uso integral de telas digitais ao invés de janelas físicas pode trazer desafios de visibilidade, latência, percepção espacial, porém fazem parte da proposta do projeto.

A construção da fuselagem e empenagens será majoritariamente em compósitos de alta precisão. O uso de ferramentas digitais avançadas e algoritmos de otimização (incluindo IA) também foi bastante empregado, acelerando o projeto aerodinâmico e reduzindo o número de imperfeições.

 

Aspectos técnicos do Phantom 3500

  • Capacidade de passageiros: até 9 passageiros (configuração típica).
  • Volume da cabine: 800 ft³.
  • Altura da cabine: 1,96 m
  • Autonomia: entre 3.200 e 3.500 nm, em função de carga/condições. A Otto indica 3.500 nm como máximo.
  • Velocidade de cruzeiro: Mach 0.78, 0.80.
  • Teto de serviço: 51.000 ft (FL510).
  • Motores: 2 × Williams FJ44-4 QPM (variante QPM com suporte a SAF e “Quiet Power Mode” / APU-like funções).
  • Construção: fuselagem e estrutura all-composite (fabricação proposta em parceria com a Leonardo).
  • Eficiência / consumo: a Otto anuncia redução de arrasto (laminar flow) e queda de consumo de combustível nas casas dos 50, 60% em relação aos jatos concorrentes de porte similar.
  • Preço estimado de lista: cerca de US$ 19,5 milhões (estimativa divulgada).
  • Status de programa / cronograma: mock-up e lançamento público em 2025, primeiro voo planejado para 2027 e entrada em serviço estimada para 2030. O modelo conta com um pedido de 300 aeronaves, pela Flexjet.

 

 

O Phantom 3500 é a aeronave de última geração da Otto Aviation, desenvolvida para redefinir eficiência, alcance e desempenho. Construído com a tecnologia revolucionária comprovada pelo nosso demonstrador de tecnologia de fluxo laminar, o Phantom 3500 oferece velocidades transônicas com uma fração do consumo de combustível, reduzindo custos operacionais e emissões.

O Phantom 3500 tem como concorrentes diretos, no mercado executivo, os Bombardier Challenger 3500, Embraer Praetor 500 e Cessna Citation X.

Compartilhar

Artigos relacionados

TAM Aviação Executiva apresenta o Cessna 408 SkyCourier na LABACE 2025

Cessna 408 SkyCourier, no espaço da TAM AE, na LABACE 2025, no Campo de Marte, SP. Foto: Portal do A...

Publicado em: 20 de agosto de 2025

Plane Aviation participa da LABACE 2025 com aeronaves Cirrus

A Plane Aviation representa com exclusividade toda a linha Cirrus no Brasil e levou à LABACE 2025 du...

Publicado em: 13 de agosto de 2025