Conheça o Bristell Turboprop

Compartilhar

O Bristell Turboprop é derivado do B23, da BRM Aero, tcheca. Foto: https://www.bristell.com/

 

O Bristell Turboprop é uma versão do avião leve B23, fabricado pela empresa tcheca BRM Aero, equipada com um motor turboélice. Este modelo foi apresentado pela primeira vez na feira AERO Friedrichshafen, em 2022.

A BRM Aero foi fundada em 2009 por Milan Bristela e seu filho Martin Bristela. A empresa se especializou em aeronaves leves para aviação esportiva e geral. Seu primeiro modelo, o Bristell Classic, foi lançado em 2011, e ao longo dos anos, a família de aeronaves Bristell cresceu com variantes aprimoradas.

O Bristell B23, no qual a versão Turboprop se baseia, foi certificado pela EASA CS-23 em outubro de 2020. Com essa certificação, a BRM Aero conseguiu expandir suas aeronaves para o mercado de treinamento e transporte pessoal. O Bristell Turboprop surgiu como uma variação experimental do B23, buscando experimentar as capacidades dos motores turboélice em aeronaves leves.

 

Confiabilidade, baixíssimos níveis de vibração, bem como o uso do JET A1 e Diesel, são vantagens de um motor turboprop. Foto: https://www.bristell.com/

 

O modelo está equipado com um motor Turbotech TP-R90 (Turboélice), de 130 hp produzido pela empresa francesa Turbotech. É um motor compacto, confiável, livre de vibrações e combina as vantagens de uma turbina a gás com baixo consumo de combustível. Além disso, possui capacidade de consumir JET A1 ou Diesel, o que facilita viagens de longa distância. O consumo de combustível é de aproximadamente 25 litros por hora a 75% de potência, sendo que a capacidade dos tanques de combustível varia entre 120 e 164 litros.

 

O Bristell Turboprop, exposto na feira AERO Friedrichshafen, em 2022. Foto: https://www.jetphotos.com/

 

A velocidade máxima em cruzeiro é de 127 nós (235 km/h), sendo sua VNE, de 156 nós. O Bristell Turboprop possui envergadura de 8,13 ou 9,13 metros, comprimento de 6,45 metros e altura de 2,28 metros. A cabine tem 1,3 metro de largura e seu peso vazio é de 350 kg, com peso máximo de decolagem (MTOW) de 600 kg.

A introdução do Bristell Turboprop reflete o compromisso da empresa em inovar e oferecer opções diversificadas aos pilotos, combinando a eficiência dos motores turboélice com a versatilidade das aeronaves leves. Embora o Bristell Turboprop apresente vantagens como operação suave e uma vida útil estimada de 3.000 horas antes do TBO, seu custo elevado, com o motor avaliado em €90.000, limita sua competitividade neste mercado. De acordo com Martin Bristela, filho do fundador da empresa, o desenvolvimento desta versão foi motivado mais pelo desafio técnico do que por expectativas comerciais significativas.

O alto custo do motor turboélice faz com que a maioria dos pilotos opte por aeronaves equipadas com motores a pistão, que oferecem desempenho semelhante por uma fração do custo.

Porém, o projeto mostrou que motores turboélice podem ser viáveis para aeronaves leves no futuro, especialmente se os custos reduzirem. A Turbotech também está trabalhando em novas tecnologias para tornar motores turboélice mais acessíveis para a aviação geral.

 

Dados técnicos

Motor e Propulsão

  • Motor: Turbotech TP-R90 (Turboélice)
  • Potência: 130 hp
  • Combustível: pode usar Jet A1 e outros combustíveis de aviação
  • Consumo médio: 25 litros/hora a 75% de potência
  • Tempo estimado antes da revisão geral (TBO): 3.000 horas
  • Custo do motor: cerca de €90.000

 

Dimensões

  • Envergadura: 8,13 ou 9,13 metros (dependendo da configuração de asa)
  • Comprimento: 6,45 metros
  • Altura: 2,28 metros
  • Largura da cabine: 1,3 metro

 

Pesos e Carga

  • Peso vazio: 350 kg
  • Peso máximo de decolagem (MTOW): 600 kg
  • Capacidade de combustível: 120 a 164 litros

 

Desempenho

  • Velocidade de cruzeiro: 127 nós (235 km/h)
  • Autonomia: estimada entre 6 e 7 horas de voo

 

Outras marcas do modelo

  • Suavidade de operação: Motores turboélice são livres de vibração, tornando o voo mais confortável.
  • Alta confiabilidade: Menos peças móveis que motores a pistão convencionais.
  • Eficiência energética: O motor Turbotech usa um sistema de recuperação de calor, reduzindo o consumo.
  • Capacidade multi-combustível: Pode operar com Jet A1 e outros combustíveis, aumentando a versatilidade.
Compartilhar

Artigos relacionados

GOL Linhas Aéreas recebe a nona aeronave voltada para o Mercado Livre

Chegou no centro de manutenção da Gol, em Confins, Belo Horizonte, MG, o mais novo Boeing 737-8AS (B...

Publicado em: 3 de outubro de 2025

Ações da Embraer disparam após ficar de fora do tarifaço

No dia 30 de julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto impond...

Publicado em: 31 de julho de 2025