Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, lançou nesta segunda-feira, 30, o edital para concessão do Aeroporto Civil Metropolitano da cidade. O aeroporto funcionará dentro da Base Aérea de Santos, que fica no distrito de Vicente de Carvalho.

O Aeroporto Civil Metropolitano deverá funcionar no que é hoje a Base Aérea de Santos, no litoral de São Paulo. Foto: Pedro Rezende / Prefeitura de Guarujá
O edital de concessão, construção e exploração do aeroporto deve ser publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias. Em até 90 dias, a concorrência deve ser concluída e a administração prevê cerca de 18 meses para construção.
A prefeita Maria Antonieta de Brito considerou o dia histórico. “Está acontecendo no momento certo. Hoje, minha secretaria de Desenvolvimento Econômico, em um esforço coletivo da prefeitura, entregaram esse sonho para que daqui há três meses, nós poderemos ter uma empresa construindo e operando nosso aeroporto”, afirma.
O processo que liberava o aeroporto para iniciativa privada foi aprovado pela Câmara de Guarujá em dezembro do ano passado. Antes, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) já havia autorizado que no local operassem voos comerciais.
De acordo com a administração municipal, as obras devem gerar 700 novos empregos, além de 1500 vagas diretas e indiretas na cidade durante a fase de operação.
Em um primeiro momento, serão permitidos voos regionais, com rotas para Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal. A previsão inicial é de que 130 mil passageiros sejam transportados no primeiro ano, com projeção de 1 milhão, a partir do quinto ano de funcionamento.

Área onde será o Aeroporto de Guarujá. Foto: Mariane Rossi/G1
Estrutura do novo aeroporto
O aeroporto terá aproximadamente 260 mil m² e será composto por terminal de passageiros, unidade de combate a incêndio, posto de abastecimento, pátio de aeronaves e hangares.
O local dispõe, ainda, de uma área de reserva prevista para expansão futura de igual dimensão. Também está previsto, para uma segunda etapa, outro espaço de reserva de 60 mil m² destinado a um futuro acesso hidroviário. Outros 700 mil m² serão para compensação ambiental.
O equipamento terá estrutura para receber aeronaves como a EMB-195, da Embraer, com capacidade entre 108 e 124 passageiros. A pista, que hoje tem 1.390 metros (maior, por exemplo, que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro), será ampliada e passará a 1.600 metros.
Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com
Fontes: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/05/guaruja-lanca-edital-para-concessao-de-aeroporto-metropolitano.html
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/guaruja-abre-edital-do-aeroporto-na-proxima-semana/?cHash=5bbc57ffe2fd35e72ac23610039e7d3e
Artigos relacionados
A Líder amplia presença no Estado com foco em inovação, eficiência e atendimento de excelência. A in...
Publicado em: 30 de janeiro de 2025
Cena que ficou extremamente conhecida, do Boeing 727 da Total, parcialmente sobre as águas que inund...
Publicado em: 19 de outubro de 2024