A fabricante norte-americana Gulfstream Aerospace Corp, inaugurou seu novo centro de serviços no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba. Batizado como Gulfstream Brazil, a nova unidade tem capacidade para acomodar quatro jatos de cabine grande e três de cabine média. O centro possui escritórios para clientes e depósito de peças para manutenção. A licitação para instalação da torre de controle deve ser feita até o fim deste ano, confirmou o órgão.
Embora a Gulfstream já contasse com um hangar em Sorocaba desde 2009, o aeroporto ainda não dispunha dos serviços de manutenção, controle de qualidade e financeiro. O novo hangar possui quase 4.000 metros quadrados de construção, com prédio auxiliar e depósito de peças. O estoque conta com US$ 8 milhões em peças para manutenção, uma equipe de 20 funcionários e mais 11 terceirizados.
O vice-presidente regional de vendas para a América Latina, Fábio Rebello, explica o investimento da Gulfstream, dizendo que “a frota brasileira praticamente triplicou nos últimos cinco anos”.Já a opção pelo aeroporto foi explicada por Adriano Andrade, gerente do centro de serviços. “Sorocaba fica a 97 km de São Paulo. O campo de pouso do aeroporto é um dos melhores do país e raramente fecha ou tem problemas de chuva com nuvem”.
Internacionalização do aeroporto
Antonio Carlos Pannunzio, prefeito da cidade, assegurou, durante a cerimônia de abertura, a instalação de uma torre de controle, novos equipamentos de segurança, expansão da pista de pouso e decolagem. Em seguida ressaltou que, a partir desses investimentos, a luta deverá ser pela instalação de escritórios da Receita Federal e da Anvisa, aquisições necessárias para a internacionalização do aeroporto.
![]() |
Zaqueu Proença |
Segundo Anderson Oliveira, do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) confirma os investimentos. Sobre a internacionalização do aeroporto, porém, informa que a Receita Federal negou o pedido, mas que um novo ofício já foi encaminhado ao ministro Moreira Franco, solicitando o apoio da Secretaria de Aviação Civil. Em relação à implantação da torre de controle, o DAESP esclarece que a licitação deve ocorrer até o final de 2014. Além da Gulfstream, a Embraer e a Dassalt Falcon também possuem seus centros de serviços no local, consolidando a cidade como um dos polos de manutenção da aviação executiva no país.
Artigos relacionados
Cessna 408 SkyCourier, no espaço da TAM AE, na LABACE 2025, no Campo de Marte, SP. Foto: Portal do A...
Publicado em: 20 de agosto de 2025
A Plane Aviation representa com exclusividade toda a linha Cirrus no Brasil e levou à LABACE 2025 du...
Publicado em: 13 de agosto de 2025