A Avionics Services, empresa líder no segmento de não tripulados no mercado brasileiro, em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI), está avançando na produção do único produto produzido na classe “Medium Altitude Long-Endurance”, o UAV Caçador.
O modelo é projetado para atender aos requisitos específicos e estratégicos no Brasil e a Avionics já iniciou os processos de produção, manutenção e preparativos do Caçador. A planta de produção está localizada próxima ao aeroporto de Botucatu, no estado de São Paulo.
O sistema multimissão do Caçador está baseado no Heron da IAI, que tem provado suas capacidades operacionais mundialmente. O Heron é empregado operacionalmente pela Polícia Federal do Brasil desde 2010.
O Caçador será equipado com um Sistema Automatic de Decolagem e Pouso (Automatic TakeOff and Landing System – ATOL) e será adaptado para uma ampla gama de missões, utilizando diversas configurações de equipamentos e sensores – para operarem na linha de visada (line-of-sight) ou além da linha de visada (beyond line of sight), usando satélite de comunicações.
Seus sensores alimentarão dados de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento às estações em terra e para usuários em operações táticas em condição de tempo real. O sistema inclui estações terrestres com o nível mais avançado de Man Machine Interface (MMI), através com projeto ergonômico e modular.
Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a IAI e a Avionics Services, incluindo desde o marketing até a produção de sistemas e upgrades de plataformas aeronáuticas.
Artigos relacionados
O EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da FAB -...
Publicado em: 30 de abril de 2025
A Força Aérea Brasileira, em ação do Governo Federal, iniciou a operação Raízes do Cedro, que tem co...
Publicado em: 2 de outubro de 2024