Os colaboradores da INPAER – Indústria Paulista Aeronáutica – estão envolvidos no projeto “Linguística de Corpus e Inglês para Aviação: uma proposta de aplicação didática”, que vai desenvolver materiais didáticos de Inglês próprios para o segmento da aviação. A iniciativa é do Núcleo de Pesquisas do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São João da Boa Vista – e tem como objetivo facilitar o aprendizado do idioma junto a aviadores, pilotos, técnicos e outros profissionais da aeronáutica.
“Queremos ter uma indústria aeronáutica global e o domínio de outros idiomas é fundamental nesse processo”, afirma Eduardo Limeira, Superintendente Administrativo Financeiro da INPAER. “Por isso, atendemos prontamente ao convite do IFSP e acreditamos que o material será muito proveitoso para os nossos profissionais”, completa.
O projeto vai passar por três etapas. Na primeira, os pesquisadores do IFSP farão uma coleta de dados nas dependências da INPAER, com a finalidade de identificar termos técnicos, expressões e outras formas de comunicação utilizadas pelos profissionais no dia a dia.
Na sequencia, as informações serão catalogadas e distribuídas em categorias, conforme o uso em que são mais frequentes: comunicação oral, escrita e termos utilizados por grupos específicos – mecânicos, pilotos, empresários, entre outros. A terceira etapa será a elaboração dos materiais didáticos propriamente ditos, com base nas quatro habilidades esperadas no aprendizado de um novo idioma: compreensão, fluência, leitura e escrita.
A proposta é que os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa sejam utilizados em cursos de Inglês próprios para os profissionais da indústria aeronáutica. As aulas serão ministradas no campus do IFSP, em São João da Boa Vista.
18