Pedro Rosas PortaldoAviador.com
O avião cargueiro KC-390, da Embraer, completou nesta terça-feira seu primeiro voo, em um passo importante no programa da maior aeronave já desenvolvida pela fabricante brasileira. O voo durou 1 hora e 25 minutos, onde ocorreram avaliações de qualidade e desempenho da aeronave.
O KC-390 é resultado de acordo de 2 bilhões de dólares firmado em 2009 com a Força Aérea Brasileira (FAB), envolvendo a montagem de dois protótipos. Em maio do ano passado, a FAB assinou contrato firme de 7,2 bilhões de reais por 28 unidades do cargueiro, que substituirão os aviões Hercules C130 na frota da Força Aérea.
De acordo com a empresa, a bordo do KC-390 estavam os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros Raphael Lima e Roberto Becker. “Este primeiro voo é provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.
Outros quatros países já fecharam acordos para intenções de compra dos aviões (Argentina, Chile, Portugal e República Tcheca). Para o desenvolvimento do projeto, 50 empresas brasileiras foram contratadas, 1.700 empregos diretos foram gerados (e sete mil indiretos). A partir da distribuição em 2016, serão mais 1.100 empregos diretos e cinco mil indiretos.