A linha de jatos executivos Learjet tem suas origens em uma aeronave militar experimental, americana, conhecida como Marvel. No entanto, esse projeto preliminar foi abandonado e o Learjet inicial foi adaptado de um caça de ataque ao solo suíço, dos anos 1950, o FFA P-16.
Sim! Este é o avião que deu origem aos Learjet: FFA P-16. Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/FFA_P-16
A estrutura básica da aeronave Swiss P-16 foi vista por Bill Lear e sua equipe como um bom ponto de partida para o desenvolvimento de um jato executivo, e formou a Swiss American Aircraft Corporation, situada em Altenrhein, na Suíça. A aeronave foi originalmente planejada para ser chamada de SAAC-23. As asas, os tanques de combustível e trens de pouso dos primeiros Learjet pouco mudaram em relação àquelas usadas pelos protótipos de caça.
A LearJet estava em um escritório temporário inaugurado em setembro de 1962, enquanto a fábrica no aeroporto de Wichita estava em construção. Em 7 de fevereiro de 1963 teve início a montagem do primeiro Learjet. No ano seguinte, a empresa passou a chamar Lear Jet Corporation.
O Learjet 25D foi amplamente usado no Brasil, tanto por operadores particulares como empresas de táxi aéreo. Era extremamente veloz e fazia muito, muito barulho! Foto: Portal do Aviador
Em 1990, a empresa canadense Bombardier Aerospace comprou a Learjet Corporation. As aeronaves passaram a ser comercializadas como “Bombardier Learjet“.
No dia 11 de fevereiro de 2021, a Bombardier anunciou o fim da produção de todas as aeronaves Learjet e deixou bem claro que continuaria a apoiar totalmente a frota Learjet, mas o foco seria os jatos maiores e de longo alcance Challenger e Global.
No dia 28 de março de 2022, após 60 anos de produção e mais de 3.000 aeronaves (atualmente mais de 2.000 estão operacionais), era entregue o último avião da linha Learjet, um 75.
Os mais modernos de todos os Learjet: o 75 e 85. Foto: Portal do Aviador
A seguir compartilhamos um vídeo documentário, de 2012, produzido em Wichita, Kansas, EUA, na fábrica do Learjet, mostrando como esses luxuosos aviões eram produzidos:
Vídeo compartilhado pelo canal Aviation Station
Artigos relacionados
A Gulfstream Aerospace Corporation, subsidiária integral da General Dynamics, anunciou no dia 30 de...
Publicado em: 9 de outubro de 2025
O Phantom 3500 será fabricado pela Otto Aerospace - antiga Otto Aviation - empresa americana focada ...
Publicado em: 3 de outubro de 2025