Uma notícia, bastante positiva, agradável, tem agitado o mundo da aviação: a muito possível reabertura do Museu Asas de um Sonho – popularmente conhecido como Museu da TAM.
O museu foi inaugurado em 2006 por João Francisco Amaro, irmão de Rolim Adolfo Amaro (falecido, infelizmente, em 08.Jul.2001, num acidente de helicóptero), fundador da então TAM Linhas Aéreas. No acervo, mais de 100 aeronaves e inúmeros ícones que fazem parte da história da aviação.
Fechado para o público, há cerca de oito anos, todo o acervo do então Museu da TAM, está em São Carlos (SP), num espaço de aproximadamente 25 mil metros quadrados, onde também existe um complexo de manutenção (MRO) das aeronaves do grupo Latam.
Uma das joias do Museu: Messerschmitt Bf-109. Foto: Portal do Aviador
O local da reabertura do museu e obviamente, a exposição do acervo, será na Cidade de Itu, distante aproximadamente 100 km da capital, mais exatamente no Centro Cultural São Pedro, onde também há o FAMA Museu. E quem está a frente de todo esta empreitada (reabertura, logística de transporte de todo acervo) é o empresário e colecionador Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro.
O Lockheed L-049 Constellation, nas cores da extinta Panair do Brasil, é, até então, a maior aeronave, bem como uma das principais de todo o acervo! Foto: Portal do Aviador
O então, encerramento das atividades aconteceu devido altos custos de conservação da estrutura, dificuldades operacionais. Houveram, ao longo desse tempo tentativas de reaberturas, inclusive, cogitou-se a transferência do museu para São Paulo, no Campo de Marte, na área da Força Aérea, no PAMA – Parque de Material Aeronáutico, mas sem sucesso.
Há uma expectativa de que a reinauguração aconteça, ainda, no primeiro semestre de 2024 – dependendo, claro, da transferência, desmontagem, montagem das aeronaves e demais itens, estrutura, do acervo.
Fairchild PT-19, perfeitamente preservado pelo Museu Asas de um Sonho! Foto: Portal do Aviador
Vought F4U Corsair. Foto: Portal do Aviador
Jahu – o hidroavião Savoia-Marchetti S.55. Foto: Portal do Aviador
O Fokker F27 “Friendship” foi um avião extremamente importante para a aviação comercial, regional brasileira, nas décadas de 1970 e 1980 e teve um papel fundamental, também, no desenvolvimento e crescimento da então TAM. Foto: Portal do Aviador
Cessna 140A PT-ADV, que pertenceu à Ada Rogato: uma pioneira da aviação no Brasil. Foto: Portal do Aviador
Fokker 100 – o lendário jato comercial holandês, dos anos 1990 e 2000, que levou a qualidade dos serviços TAM a praticamente todas as capitais brasileiras. Foi gradativamente substituído pela linha de aviões Airbus A319 e A320.Foto: Portal do Aviador
Assim que mais informações, concretas, forem sendo disponibilizadas, vamos informando nossos leitores!
Artigos relacionados
O evento, promovido pelo Aeroclube de Blumenau, em sua sexta edição Vem aí o maior festiv...
Publicado em: 1 de novembro de 2024
A Total Linhas Aéreas mantinha os três últimos Boeing 727 em voo, da aviação comercial Brasileira. F...
Publicado em: 24 de setembro de 2024