O fim da era Boeing 727 no Brasil

Compartilhar

A Total Linhas Aéreas mantinha os três últimos Boeing 727 em voo, da aviação comercial Brasileira. Foto: Lucas Popinga

 

Com um post no Instagram, no sábado, 21/09, carregado de emoção, a Total Linhas Aéreas informa o encerramento das atividades aéreas, voltadas para o transporte de cargas, dos seus últimos três Boeing 727, sendo estes o PR-TTO, PR-TTP e PR-TTW.

Hoje eu me despeço dos ares, foram 45 anos dedicados a cumprir com maestria aquilo que os meus engenheiros me projetaram para fazer, VOAR! No passado, eu era uma aeronave de passageiros e na minha época eu era o avião mais moderno que existia. Mas a tecnologia dos novos avioes foi evoluindo muito rapido e eu fui ficando para trás mas nunca deixaram de acreditar no meu potencial e então eu fui convertido em cargueiro levando toneladas de cargas pelos céus. Sobrevivi a crises, pandemia, altas no preço do combustível e ao automatismo e continuei voando, compartilhando os céus com meus irmãos mais novos Boeing 737 e os meus colegas A320 entre muitos outros. Um fato curioso é que sempre que me viam passar por alguns aeroportos cediam passagem a mim talvez em sinal de respeito e cordialidade ao irmão e colega mais velho, já ia me esquecendo: também ganhei o apelido de Cadillac dos céus!!!
Nesse momento meus 3 JT8D silenciam-se para sempre nos ceus do Brasil, mas, ainda não é o meu fim pois, sigo voando e dessa vez com um novo operador, novas cores e em um outro país! Obrigado pelo carinho e dedicação daqueles que sempre me fizeram voar!

 

Cidades como Florianópolis, Curitiba e Guarulhos eram atendidas com frequências regulares do Boeing 727. Sentiremos saudades das decolagens quase ensurdecedoras! Foto: Portal do Aviador

 

Evidentemente que os custos altíssimos de manutenção, bem como o alto consumo de combustível, foram as principais razões para a aposentadoria do modelo, que cede seu lugar aos Boeing 737-400F, muito mais novos e econômicos, havendo uma muito maior disponibilidade de peças e componentes no mercado, considerando a grande quantidade de aviões do modelo em voo, pelo mundo. No momento há quatro unidades do -400 já operando pela companhia.

 

Pouso em Florianópolis, numa manhã de verão! Foto: Portal do Aviador

 

O clássico cockpit do Boeing 727, com as três manetes de potência e também as três colunas com instrumentos dos motores! Foto: Portal do Aviador

 

Cockpit quase totalmente analógico, com a presença de alguns instrumentos modernos, digitais, de navegação. Foto: Portal do Aviador

 

A decolagem do 727 era sempre um espetáculo, principalmente sonoro! Foto: Portal do Aviador

 

Os Boeing 727 que a Total Linhas Aéreas operava até então, eram da série -200 (PR-TTO, TTP e TTW, fabricados em 1976, 1978 e 1980, respectivamente) e foram entregues, originalmente, em suas épocas, como aeronaves de passageiros, sendo posteriormente convertidas para o transporte de cargas.

É muito importante ressaltar que o modelo começou a ser operado no Brasil na década de 1970 pelas saudosas companhias VARIG, VASP e Trans Brasil, transportando passageiros. Outras empresas nacionais, especializadas em voos charters também operaram brevemente o tipo.

 

PS-TLB – um dos Boeing 737-400F da Total, fabricado em 1994. Foto: https://www.jetphotos.com/

Compartilhar

Artigos relacionados

Vem aí o VI Fly In Blumenau

O evento, promovido pelo Aeroclube de Blumenau, em sua sexta edição   Vem aí o maior festiv...

Publicado em: 1 de novembro de 2024

Aeronaves Bonanza presentes no Bonanza Fly-in 2024

O Bonanza Clube do Brasil é maior associação aeronáutica do Brasil ligada a uma marca, sendo formada...

Publicado em: 18 de julho de 2024