A CB Air, empresa de aviação executiva da família Klein (fundadora das CASAS BAHIA), irá realizar embarques e desembarques por táxi aéreo no aeroporto estadual Bertham Luiz Leopolz, em Sorocaba, onde já possui um hangar de serviços para aeronaves. A nova opção será possível graças à autorização obtida junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que prevê operações com abrangência nacional. Com isso, segundo o órgão, ao menos três operadoras disponibilizam o serviço na cidade, já que outras duas empresas de táxi aéreo atuam com sede no aeroporto local. Na avaliação do economista e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o anúncio contribui para fortalecer a vocação executiva do aeródromo, que inclusive passa por análise para ser internacionalizado.
“Investimentos recentes mostram que Sorocaba é um polo importante para os voos executivos”, afirma o economista. Para ele, a atratividade do aeroporto local é fortalecida pela proximidade com a capital paulista e pelos empreendimentos existentes no município, que acabam por gerar demanda para a aviação executiva. Além disso, ele acredita que os recentes investimentos em obras na unidade mostram a preocupação em manter o local como uma opção para quem utiliza os serviços de táxi aéreo. Recentemente, foi concluída a reforma da seção contra incêndio e está em fase final a ampliação do pátio 2 de aeronaves. Ainda neste ano, conforme o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), deve ter início a construção da torre de controle de tráfego.
Atualmente, operam no aeroporto de Sorocaba a NHR Táxi Aéreo e a OceanAir Táxi Aéreo, o que, conforme a Anac, não impede que outras empresas possam prestar o serviço no terminal, desde que estejam autorizadas pelos órgãos de aviação civil (a própria Anac e a Aeronáutica) e pelo operador aeroportuário. A Ocean Air obteve a autorização em 2014, mesmo ano em que outra operadora, a Sul América Táxi Aéreo, foi desconstituída. Já a CB Air, embora não tenha sede no local, teve a certificação aprovada no fim do mês passado, meses depois do esperado, pois a empresa pretendia aproveitar a demanda de aviação executiva gerada pela Copa do Mundo.
Estrutura
Criada em 2012, a CBair possui três helicópteros e quatro aviões na sua frota. No momento, só um dos helicópteros pode fazer voos fretados. As demais aeronaves já pertencem à empresa, mas dependem de homologação da Anac para entrar em operação. A frota pode ficar ainda maior, já que a empresa também quer administrar aeronaves de terceiros (em geral, de empresas interessadas em terceirizar a gestão de seus aviões) e negocia a compra de dois jatos Phenom 300 da Embraer.
Hoje o hangar do grupo em Sorocaba presta serviços de hangaragem para até 15 aeronaves fixas, mais os atendimentos ocasionais que giram em torno de cinco por mês. O hangar tem 10 mil metros quadrados de área construída, pátio de atendimento, rebocadores elétricos, sistemas de limpeza e comissária de bordo. O local possui segurança eletrônica, estacionamento coberto, sala vip, espaço para descanso da tripulação, sala de planejamento de voo, biblioteca técnica e suítes para acomodação de passageiros e dos profissionais da aviação.
Além de Sorocaba, a empresa possui hangar também no Campo de Marte (na zona norte da capital) e dois helipontos em Alphaville e São Caetano do Sul (Grande São Paulo). A empresa também estuda a possibilidade de manter hangares no Rio de Janeiro, em Jundiaí e em São Roque, no aeroporto de aviação executiva em construção pela incorporadora JHSF.
Artigos relacionados
Cessna 408 SkyCourier, no espaço da TAM AE, na LABACE 2025, no Campo de Marte, SP. Foto: Portal do A...
Publicado em: 20 de agosto de 2025
A Plane Aviation representa com exclusividade toda a linha Cirrus no Brasil e levou à LABACE 2025 du...
Publicado em: 13 de agosto de 2025