esquerda: Leonardo Fiúza (Presidente ABAG), direita: Ricardo Nogueira (Diretor Geral ABAG)
Dados de 2015 mostram que turbo-hélice concentrou as compras
O mercado de aviação geral brasileiro, que engloba a aviação executiva, táxi aéreo, serviços aéreos especializados, aviação agrícola, privada e aviação de instrução, deve encerrar 2016 com um crescimento negativo. No último ano, o mercado nacional fechou com uma frota de 15.290 unidades, um aumento de 1,1% em relação a 2014, quando tinham sido registradas 15.120 unidades. O valor das aeronaves, porém, caiu 5% no último ano. Os dados são da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral).
“A partir da metade de 2015, registramos um maior movimento vendedor, reflexo da crise econômica do país. Com a desvalorização do real frente ao dólar, as pessoas buscaram a redução de custos com a exportação de aeronaves”, afirma Ricardo Nogueira, diretor-geral da associação. “Enquanto alguns segmentos caíram, com a de jatos, houve uma concentração na compra de turbo-hélice”, completa. Segundo dados da ABAG, houve um decréscimo de 2,7% na frota de jatos e 2,4% de anfíbios, enquanto a aviação comercial avançou 1,3% e turbo-hélice, 3,6%.
Apesar das quedas, o Brasil manteve a segunda posição no ranking mundial de frota de aviação, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Para Leonardo Fiuza, presidente do Conselho de Administração da ABAG, ainda é cedo para falar em reação do mercado, mas ele acredita na melhora nos próximos anos. “Na crise tudo encolhe, menos o tamanho do Brasil e a necessidade de deslocamento das pessoas”, lembra.
A ABAG promove na próxima semana, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a 13ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), considerado o maior evento de aviação executiva da América Latina. Cento e trinta marcas levarão para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 43 aeronaves, que deverão ser vistas por cerca de 10 mil pessoas, mesmo público recebido na última edição da feira.
Mais informações: www.abag.org.br/labace2016/
Daniela Garrafoni