O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

ABAG publica o Anuário de Aviação Geral 2013

Compartilhe
, / 1259


Eduardo Marson,  presidente do Conselho da
Associação Brasileira da Aviação Geral – ABAG, e o diretor executivo Ricardo Nogueira, convocaram uma coletiva de imprensa para divulgar a publicação da 3ª. Edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral. Às vésperas da inauguração da 10ª. Edição da Labace, que acontece no Aeroporto de Congonhas/SP a partir de 14 de agosto, 4ª. Feira, às 12:00h, a ABAG publica os dados da aviação geral brasileira que serão referência para o mercado, doméstico e internacional, e para o governo em 2013.


Mostrando uma expansão de 6,7% e gerando 23 mil empregos, os dados do Anuário retratam o comportamento da Aviação Geral durante o ano de 2012, como, ainda, a população da frota, a sua evolução no período, operações, comercialização quantitativa e qualitativa, entre outros. 

A Aviação Geral possui um relevante papel de integração e inclusão social devido à elevada capacidade para conectar fisicamente todas as cidades do Brasil entre si e com cidades de outros países” disse Marson.


Nesse ano, a AG conectou 3.200 cidades brasileiras e 96 países diferentes. O comportamento da Aviação Geral reflete a atividade econômica brasileira quando aponta que 70% das operações de AG nesse ano foram realizadas por aeronaves ligadas às empresas, empresários, companhias de táxi aéreos e as prestadoras de serviços aéreos especializados. Os restantes 30% representam as operações da aviação comercial.

Dado curioso, que ainda carece de apreciação, foi um expressivo crescimento das operações na atividade de instrução. Houve um crescimento de 5% nas operações de AG com a contribuição dada pelos voos de serviço aéreo privado e de instrução. 

A aquisição de aeronaves novas e usadas representou um crescimento de 16% com investimentos da ordem total de US$ 2,1 bilhões pelas 800 aeronaves comercializadas.

A direção da ABAG acredita que o Anuário é um instrumento importante para atrair a atenção das autoridades governamentais para a importância dos investimentos na Aviação Geral para promover o desenvolvimento econômico do país.