Intercâmbio inclui concepção, desenvolvimento e certificação do primeiro supersônico executivo do mundo, com Mach 1.6 de velocidade de cruzeiro
O grupo europeu Airbus e a americana Aerion Corporation acabam de assinar um acordo de colaboração para o desenvolvimento e certificação do jato executivo supersônico AS2, projetado pela empresa americana com sede em Reno, Nevada. O intercâmbio também anuncia, em longo prazo, a reintrodução dos voos comerciais de alto desempenho.
“Isso nos coloca firmemente em direção ao nosso objetivo de certificar, em 2021, o primeiro jato executivo supersônico do mundo”, comemora Robert M. Bass, presidente da Aerion. Para Jean Botti, diretor executivo da Airbus, a parceria já nasceu vitoriosa. “Encontramos, finalmente, o parceiro industrial perfeito”, disse, exaltando o trabalho pioneiro da Aerion.
Em comunicado divulgado em 22 de setembro de 2014, as empresas irão compartilhar conhecimentos em design, fabricação e certificação, trabalhando juntas nas instalações de Nevada – que serão ampliadas ainda este ano. A longo prazo, a Aerion fornecerá seu know-how em tecnologias de alta performance ao grupo europeu, incluindo pesquisas, ferramentas de design e projetos aerodinâmicas.
O grupo europeu, através da sua divisão de Defesa, dará todo suporte para desenvolvimento e certificação, incluindo o fornecimento de seus principais engenheiros. De acordo com Doug Nichols, CEO da Aerion, o acordo trará inovações aeroespaciais incríveis, culminando numa aeronave executiva com Mach 1.6 de velocidade de cruzeiro. “Realizaremos dois objetivos. Primeiramente, acelerar o projeto do AS2. Em segundo lugar, fornecer, ao grupo Airbus, acesso exclusivo a mais de uma década de pesquisas em tecnologia de aeronaves de alta performance.
O esforço conjunto promete fazer com que a Aerion passe, rapidamente, à fase em que os sistemas de propulsão, estruturas, aviônicos e equipamentos são especificados e adquiridos. De acordo com o cronograma, o primeiro voo do AS2 tem estreia marcada para 2019. As atividades de colaboração entre as equipes de engenharia começaram esta semana.
Video relacionado à matéria: