O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Aerodinâmica faz do WEGA 180 mais veloz e elegante

Esguio e arrojado, modelo “made in Santa Catarina” é projetado para viagens longas, lazer e manobras acrobáticas
Compartilhe
, / 3059
Pedro Rosas Portal do Aviador
Com linhas elegantes e acabamento surpreendente, Wega 80 surge como mais um exemplo de excelência dentro da indústria aeronáutica brasileira. Produzido pela Wega Aircraft, em Palhoça, Santa Catarina, o modelo foi projetado para viagens longas, lazer, com capacidade acrobática e excelente custo-benefício. 
 
É o que garante seu criador, Jocelito Carlos Wildner, formado em Robótica e com diploma na Escola de Manutenção da Varig. “Trata-se de uma aeronave com média de 12 km por litro”, alegou o engenheiro, que ocupa as instalações da desde sua fundação, em 2006 – onde também produz um modelo de aerobarco impulsionado por motor aeronáutico.
 
O Wega 180 é um monoplano de asa baixa, de dois lugares, com trem de pouso triciclo retrátil, construído em composite, e capacidade acrobática (+6/-3). O modelo chama a atenção pela aerodinâmica esguia, design arrojado, cabine ampla, com boa ergonomia e uma visibilidade excelente. 
 
Equipado com motor Superior IO 360 e hélice MT tripá, alemã, o ajuste do pedal é feito por uma “roldana” no assoalho e pode ser acionado manualmente ou com os pés. Seu painel, composto por duas telas EFIS Skyview, também promete eficiência para um comando fácil e intuitivo. Com envergadura de menos de oito metros (7,86 m) e peso máximo de 910 kg (550 kg vazio), a VNE (Velocidade Nunca Exceder) é de 250 KIAS.
 
Outro destaque do modelo é seu sistema elétrico, com um gerador ligado através de um retificador a duas baterias e estas, a dois barramentos totalmente independentes, como nos aviões comerciais de grande porte. O sistema de combustível, com tanques de 110 litros em cada asa, garante até 6h28 de voo sem reservas e um alcance de 1.915 km (1.033 milhas náuticas). 
 
O preço é estimado em cerca de U$ 200.000, e como opções, a empresa oferece duas versões mais potentes: o Wega 215, com motor XP-IO-400 Superior de 215hp e preço na configuração básica de U$ 212.500, e o Wega 210, com motor XP-IO-390 Lycoming de 210 hp e preço de configuração de básica de U$ 219.000.
 

Quer saber mais sobre essa aeronave? Entre em contato através do formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem