O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

AeroMobil 3.0 deve chegar ao mercado em 2017
, / 1606

AeroMobil 3.0 deve chegar ao mercado em 2017

Compartilhe

Batizado de “transporte do futuro”, híbrido de carro e aeronave estreia no mercado mundial em dois ou três anos

Pedro Rosas | PortaldoAviador.com

A geração que, nos anos 1980, acompanhou a série animada “Os Jetsons”, muito já sonhou com cidades suspensas, robôs como criados e, sobretudo, com carros voadores costurando o céu do futuro. Três décadas depois, a fabricante americana AeroMobil tratou de abreviar as previsões de Hannah-Barbera, lançando o quarto protótipo de seus carros voadores, o AeroMobil 3.0.

Desenvolvidos desde 1990 e batizados de “transporte do futuro”, os híbridos fazem uso da mesma estrutura criada para automóveis e aviões, e ainda pode ser guardado em qualquer garagem, sem a necessidade de um hangar ou espaço especial. Usa gasolina comum e pode trafegar pelas ruas como qualquer outro carro. Como avião, que pode usar qualquer aeroporto do mundo, podendo decolar e pousar usando qualquer pista – com apenas algumas centenas de metros de comprimento.

am_foto_02O atual protótipo AeroMobil 3.0 incorpora atualizações significativas se comparado ao pré-protótipo AeroMobil 2.5 e vem realizando testes de voo desde outubro de 2014. O modelo é construído a partir de material compósito avançado e contém opcionais como aviônicos, piloto automático e avançado sistema de paraquedas.

Quanto custa um carro voador?
O Aeromobil ainda é uma tecnologia em andamento e somente após a certificação e homologação, tanto como carro como avião, que vai ser capaz de definir a extensão do preço final. A expectativa é que o valor combine carro esportivo com aeronave da categoria Light Sport Aircraft (LSA) ou Ultra Light. Ou seja, centenas de milhares de euros.

Quando estará disponível no mercado?
Somente após a conclusão da configuração final que, segundo a fabricante, deve ocorrer nos próximos dois ou três anos – com o processo de vendas começando mais cedo.

Que tipo de licença de piloto será necessário para voar num AeroMobil?
Por enquanto, a licença de Piloto Privado (PP) é a recomendada, mas existe a possibilidade da criação da AeroMobil Sport Pilot License (SPL). Os requisitos de formação para estas licenças variam de país para país, portanto um mínimo de 40 horas de voo pode ser suficiente.

Que tipo de carteira de motorista será necessário para dirigir um AeroMobil?
Para operações terrestres, será exigida a licença padrão para carros.

am_foto_01 am_foto_05 am_foto_08 am_foto_09


AeroMobil 3.0 Video oficial: