O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aeronaves Históricas

Aeronaves históricas, o Ilyushin Il-14 “Crate”

Versão soviética do Douglas Dakota, aeronave teve mais de 3 500 exemplares produzidos
Compartilhe
, / 1041
Pedro Rosas
Portal do Aviador

Pode-se dizer que o Il-14 é a versão soviética do Douglas DC-3/C-47 Dakota. No entanto, o Ilyushin tinha vantagens sobre seu colega ocidental como, por exemplo, o trem de pouso triciclo, que permitia manter o piso da cabine horizontal com o avião pousado. O Il-14 era propulsado por dois motores a pistão, refrigerados a ar, Shvetsov ASh-82T, com disposição radial dos cilindros. 
 
Mais de 3 500 exemplares foram produzidos na União Soviética. As principais versões foram as II-14P e II-14M – esta última com fuselagem mais longa e capacidade para maior número de passageiros. A fabricação sob licença foi feita na República Democrática Alemã e na antiga Tchecoslováquia.
 
Todos os aparelhos para uso militar tinham o piso da cabine reforçado e se destinavam a transporte de tropas ou de carga. Na União Soviética, a fabricação cessou em 1958, mas já haviam sido feitas muitas vendas de exportação. Entre os maiores usuários estavam o Egito (40 aviões), Cuba (20), Romênia (30) e Afeganistão (25 unidades).