O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Airbus anuncia versão do supercargueiro Beluga

“Baleia dos Ares” completa 20 anos com cinco novas unidades para 2019
Compartilhe
, / 1428
Pedro Rosas PortaldoAviador.com
O grupo europeu Airbus anunciou, nesta semana, o desenvolvimento de mais cinco aeronaves de transporte Beluga. A nova versão do modelo, conhecido como “a baleia dos ares”, terá, como base, a plataforma do A330, primeiro widebody da fabricante, reutilizando componentes e equipamentos.
 
Entre os itens a serem desenvolvidos, estão o cockpit abaixado, a estrutura do compartimento de carga, estabilizadores e cauda. O primeiro Beluga A330 deverá entrar em serviço em meados de 2019. Paralelamente ao anúncio, a Airbus também divulgou o projeto “The Fly 10000”, com objetivo de dobrar a capacidade do cargueiro em 2017, lembrando que sua frota atual será aposentada, progressivamente, até 2025. 
 
Baleia dos Ares completa 20 anos
 
Com seu visual exótico, o supercargueiro da Airbus acaba de completar duas décadas de atividade. O modelo recebeu o apelido pela sua semelhança com a famosa Baleia-branca, também conhecida como Beluga. Suas dimensões perdem apenas para o “Antonov An-225” e sua abertura frontal abrange um compartimento com mais de 7 m de diâmetro. 
 
Operados pela subsidiária Airbus Transport International, o modelo, que teve seu primeiro voo em 1994, traz, como principal missão, o transporte de componentes para outras aeronaves da Airbus, como peças da fuselagem e asas, transitando entre as fábricas da companhia na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.

 

VIDEO:
Beluga. Past, present and future

Canal: Airbus / Youtube | Idioma: Inglês