O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Airbus quer patentear avião em forma de “donut”

Compartilhe
, / 1045
Grupo europeu anuncia mais uma revolução na tecnologia de aviação: o “Donut Gigante”
Robert Wright



Os engenheiros da Airbus, líder mundial na fabricação de aviões comerciais, não são novos no campo das ideias estranhas. Assim como refere o Financial Times, o consórcio europeu coleciona cerca de seis mil empreitadas bizarras e futuristas, como um assento em forma de selim de bicicleta, capacetes de realidade virtual para entretenimento a bordo e uma cabine de piloto sem janelas. 


O design de um avião em forma circular, contudo, tornou-se a invenção mais radical da companhia, por envolver um novo conceito de embarque e uma nova disposição de passageiros a bordo.

O objetivo é, particularmente, proporcionar uma solução simples, econômica e eficaz para os problemas de pressurização. Mas o problema começaria na forma como os passageiros entram no avião, já que teriam que fazê-lo através de degraus que os levariam a portas dispostas no buraco existente no meio do círculo. Também as refeições teriam de ser entregues pelos comissários de bordo em carros próprios para curvar nos corredores.

Para a Airbus, o projeto encaixa-se com o conceito que algumas empresas aeroespaciais têm vindo a considerar na eficiência do combustível. Chris Lorence, diretor geral das tecnologias de engenharia na GE Aviation, no departamento de motores aéreos, disse que “projetos com este design podem ser aerodinamicamente mais eficientes do que os tradicionais. É uma abordagem que reduz a queima total de combustível para a aeronave”.

Loren Thompson, analista do Instituto Lexington com sede na Virgínia, admitiu ao Financial Times, algum ceticismo que certamente os passageiros também irão sentir: “Eu nunca vi ninguém sugerir algo assim em um sistema mais pesado que o ar”. A construção da aeronave em forma de donut continua à espera de sua patente.