Nesta terça-feira, a empresa anglo-italiana AgustaWestland anunciou que o programa da aeronave AW609 TiltRotor atingiu um importante marco, iniciando sua fase de produção –em antecipação às primeiras entregas. Segundo a empresa, a aeronave tem cerca de 60 encomendas.
A designação TiltRotor indica que, dotado de um sistema para mudar a posição dos seus motores nas pontas das asas, o aparelho pode decolar e pousar como um helicóptero e voar como um avião.
Atualmente, dois protótipos da aeronave passam por testes de voo, um terceiro está em montagem final e um quarto será montado em Philadelphia (EUA), no ano que vem, com os trabalhos de certificação junto à FAA ocorrendo em paralelo – o que envolve também as instalações em Arlington (EUA). A empresa pretende conseguir a certificação em 2017.
Até o momento, o TiltRotor AW609 já acumulou 1.200 horas de voo, completando a expansão do envelope de voo, testes de autorrotação, melhorias na aerodinâmicas e nos sistemas. Os novos dados de melhorias incluem um peso máximo de decolagem aumentado para 8.165kg (18,000 libras) graças ao aprimoramento nos motores, modificações no trem de pouso e técnicas de controle de voo.
Os resultados dos testes validaram a capacidade de voar 500 milhas náuticas (926km) com nove passageiros, em duas horas de voo. Também estão sendo desenvolvidos tanques externos para ampliar a autonomia, conforme o tipo de missão, podendo levar a um alcance máximo de 1.100 milhas náuticas (2.038km) – o que poderia significar o transporte de seis passageiros a uma distância de 800 milhas náuticas (1.482km) em pouco mais de três horas de voo.
Uma segunda linha será estabelecida, numa data futura, nas instalações de Vergiate (Itália). O preço do AW609 deve girar em torno de US$25 milhões.