O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Azul e Gol na corrida à compra da portuguesa TAP
, / 1522

Azul e Gol na corrida à compra da portuguesa TAP

Compartilhe

Sexta-feira é o dia de todas as decisões para a TAP (Transportes Aéreos Portugueses). Os potenciais compradores devem apresentar as propostas vinculativas para a compra de até 61% da maior companhia aérea (estatal) do país, devolvendo o processo ao Governo que deverá decidir, até ao final do primeiro semestre, a quem vende a TAP.

Há dois candidatos que parecem assumir a dianteira desta corrida: David Neeleman, dono da brasileira Azul, e Germán Efromovich, proprietário do grupo Synergy e da brasileira Avianca. Quanto à também brasileira Gol, ainda há dúvidas de chegue a apresentar uma proposta, mas fontes ouvidas pelo jornal Diário Econômico, de Portugal, garantem que o seu interesse não deve ser menosprezado.

Germán Efromovich irá entregar sua proposta no dia 15. O colombiano, que também tem nacionalidade polaca, esteve em Lisboa, reunindo com os advogados e consultores que o assessoram no processo de privatização da estatal. Menos assíduo, mas igualmente interessado está David Neeleman, empresário brasileiro, que controla a Azul Airlines. É certo que o executivo irá avançar com uma proposta.

Ao contrário de Germán Efromovich, a quem a nacionalidade polonesa permite apresentar uma proposta por 61% da TAP, David Neeleman terá que encontrar forma de contornar a legislação europeia – que proíbe que empresas fora do bloco europeu controlem mais de 49% de companhias de aviação.

Hermínia Saraiva | Diário Econômico de Lisboa