O Bonanza é uma aeronave com muitos anos e modelos na história, já foram produzidas versões militares, fuselagens alongadas, cauda em V, entre outros modelos tradicionais e históricos. Atualmente possui versão única, produzida pela conhecida Beechcraft.
Na história de seu aperfeiçoamento foram criadas alternativas para melhorar performance, desempenho, aerodinâmica e motorização que nos levam ao atual modelo do equipamento. Um dos grandes marcos do bonanza é a unificação dos estabilizadores vertical e horizontal que não estão mais presentes no modelo G36 comercializado pela fabricante.
Outra tradição embarcada no modelo G36 é o G1000 NXI, fiel escudeiro das aeronaves leves fabricadas nos dias de hoje.
O motor Continental IO-550-B, que gera 300HP através de conjunto de hélices tripá, permite transportar até 6 pessoas (1 Piloto + 5) por até 920nm à uma velocidade máxima em cruzeiro de 176kt, o que dá aproximadamente 5h15min de voo considerando a reserva de 45min.
Com um tanque com capacidade para 280L a aeronave permite carregar até 476kg de carga paga e voar até 18.500ft de altitude.
Existem muitos modelos diferentes do Bonanza espalhados pelo mercado brasileiro, o mais interessante é que mesmo com muitos anos de mercado podemos encontrar tanto aeronaves com mais de 40 anos de operação quanto recém fabricadas e chegadas ao país, o que mostra quão confiável e querido é o modelo no mercado brasileiro. Por esse motivo é complicado apurar com precisão a quantidade de bonanzas registrados no RAB, a única certeza é que esse número supera o de 350 unidades.
À título de curiosidade, um dos modelos mais elegantes da história da aviação pertence à linha bonanza, é o V-Tail (V35A ou B), existem 120 unidades no país e, para nossa felicidade, podemos nos deparar com elas nos aeroportos brasileiros.
Gostaria de receber mais detalhes: