O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Comercial

Bell 429 seduz gigante europeu

Compartilhe
, / 987

Sucesso na Jet Expo 2013, modelo encanta a Rússia, fecha sete encomendas e amplia gama de serviços

Pedro Rosas
Portal do Aviador
Representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, a Bell Helicopter continua voando baixo e expandindo fronteiras no maior país do mundo. Depois de desfilar o modelo Bell 429 e causar frisson no principal encontro de aviação executiva do Leste Europeu, a Jet Expo 2013, a empresa americana anunciou, nesta última semana, acordo para venda de sete aeronaves durante a feira em Moscou.

Conhecido como o mais novo modelo Light Twin do mercado, o Bell 429 inclui uma cabine de vidro bem espaçosa, com dois ou três monitores multi-função, piloto automático digital duplo, de 3 eixos, e um gravador de dados integrado eletrônico.
“O Bell 429 está ganhando enorme popularidade porque excede as complexas exigências do mercado de helicópteros na Rússia, com um impressionante desempenho de voo e sua tecnologia state-of -the-art “, relatou Alexander Evdokimov, diretor geral da Jet Transfer, representante da Bell Helicopter no país.

De carona com o ruidoso sucesso, a Bell Helicopter também passou a investir pesado na oferta de serviços. Em parceria com a Kazan Aviation Enterprise, empresa de suporte ao cliente, e dois representantes independentes no país (Jet Transfer e HeliDrive), a fabricante estadunidense acaba de levantar uma sólida rede de serviços, capaz de oferecer apoio a todos os modelos que costuram o céu do gigante europeu.

“Durante os últimos dois anos, o Bell 429 definiu um novo padrão para transporte corporativo e VIP na Rússia. Hoje é o principal helicóptero na categoria Light Twin“, salientou Patrick Moulay , diretor da Bell Helicopter na Europa. Nos últimos nove meses, empresa americana já produziu nove aeronaves, incluindo cinco unidades do Bell 429, duas do estreante Bell 407GX e duas encomendas da Jet Transfer – utilizadas no transporte de seus clientes VIP.


Primeiro modelo da antiga Bell Aircraft Corporation, fundada em 1935
Recordista mundial em 1996

Uma das passagens mais emblemáticas da antiga Bell Aircraft Corporation foi recorde da “volta ao mundo em helicópteros”, estabelecido em 1996, por Ron Bower e John Williams. A bordo de um modelo Bell 430 (hoje fora de circulação), a dupla completou a jornada ao redor da terra em 17 dias, 6 horas, 14 minutos e 25 segundos. 

Os pilotos partiram do Reino Unido, cruzaram a Europa Ocidental, os 14 fusos horários da Rússia, o estreito de Bering e o Alasca, atravessaram os EUA, cruzaram o extremo norte do Atlântico sobre a Groenlândia, a Islândia e as ilhas Faroe. Mas a marca foi batida em 2008, pelos norte-americanos Scott Kasprowicz e Steve Sheik, que completaram o trajeto em 11 dias, 7 horas e 1 minuto.
Completando 78 anos de história e atuando em mais de 34 países, a Bell Helicopter abriga a maior rede de serviços da indústria de asas rotativas, com 100 instalações de atendimento autorizado, 8 centros de apoio, 4 centros de distribuição global, 50 engenheiros de suporte ao cliente e 47 engenheiros de suporte direto ao produto.

Video relacionado a matéria