O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Executiva

Bell Helicopter celebra primeiro voo do 505 Jet Ranger X

Compartilhe
, / 1101
Fabricante reassume a vanguarda com design ultramoderno, prometendo o maior desempenho da categoria
Pedro Rosas
Portal do Aviador


Projetado para redefinir o conceito de monoturbina leve, o novo Bell 505 Jet Ranger X rasgou o céu pela primeira vez, atingindo 60 nós em cerca de 30 minutos de duração. A estreia do modelo aconteceu na sede de sua fabricante, a Bell Helicopter, em Mirabel, na província de Quebec, Canadá.

 “A Bell Helicopter é pioneira em aeronaves de asas rotativas e aqui estamos, quase 50 anos depois, mudando a forma como o mundo voa mais uma vez”, celebrou Matt Hasik, vice-presidente sênior de programas comerciais da empresa.  “Agora faço parte do legado Jet Ranger, aeronave que definiu o mercado há cinco décadas”, completou Yann Lavalle, piloto de ensaios em voo sênior da Bell Helicopter.

O novo JetRanger X é um helicóptero multimissão, com capacidade para cinco lugares, piso totalmente plano, cabine de alta visibilidade e portas de grande abertura. Colocando a segurança e o desempenho como prioridades, o modelo conta com suíte de aviônicos Garmin G1000H e a nova turbina Turbomeca Arrius 2R, com sistema FADEC de canal duplo. 

Com velocidade de cruzeiro de 125 nós, alcance de 360 ​​milhas náuticas e carga útil de 1.500 quilos, o modelo é uma das três apostas em desenvolvimento no Canadá, com estreia também aguardada para os modelos Bell 525 Relentless, primeiro helicóptero comercial fly-by-wire do mundo, e o tiltrotor Bell V-280, para o mercado de defesa.

  • Use o formulário abaixo caso tenha interesse em saber mais sobre essa aeronave.

  •  –
  • Should be Empty: