Para algumas famílias privilegiadas, ter um jatinho particular para chamar de seu não é o suficiente. Por isso, fabricantes como Airbus e Boeing têm vendido cada vez mais jatos de carreira adaptados para ser verdadeiros hotéis nos ares.
Se antes eram comum que fossem vendidos modelos Airbus A320 ou Boeing 737 – aeronaves de tamanho intermediário -, agora há compradores para aeronaves do porte de um 747, capaz de acomodar 450 pessoas em voos comerciais.
A Boeing entregou há pouco mais de um mês o primeiro 747-8 VIP. A aeronave foi completamente reformulada pela Greenpoint Technologies durante três anos e recentemente foi entregue ao seu comprador, cuja identidade é mantida em sigilo. O valor estimado é de 1,8 bilhão de reais, segundo o jornal Daily Mail. O avião é capaz de deixar o Air Force One, o avião presidencial dos Estados Unidos, com complexo de inferioridade. Possui salas de estar, jantar, escritórios, sala de conferência e suítes com banheiros luxuosos.
Uma versão menos suntuosa da aeronave já possui donos mundo afora. Um dos mais célebres é o príncipe Alwaleed Bin Talal, da Arábia Saudita.