O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Boeing destaca interesse em diversos setores no Brasil

Compartilhe
, / 1248

O mercado brasileiro continua muito importante para a Boeing, mesmo depois de a empresa ter perdido a licitação dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) para a sueca Saab no fim de 2013, diz Ben Cassidy, diretor-sênior de operações internacionais e de políticas governamentais da companhia americana.

Segundo ele, a empresa tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, como mostram o centro de pesquisa e tecnologia localizado em São José dos Campos e o trabalho desenvolvido no país na área de biocombustíveis.

O atual período de crescimento mais fraco da economia brasileira tampouco tira o interesse da Boeing no país, o principal mercado na América Latina, de acordo com Cassidy. Quem comanda a empresa no país é Donna Hrinak, embaixadora americana dos EUA no Brasil entre 2002 e 2004.

Em dezembro do ano passado, o governo brasileiro anunciou o resultado da licitação dos caças para a FAB que se arrastava havia mais de dez anos. O Brasil escolheu comprar o Gripen NG, da sueca Saab, em vez dos F/A-18 Super Hornet, da Boeing, e os Rafale, da francesa Dassault.

A decisão ocorreu alguns meses depois de a presidente Dilma Rousseff ter adiado a visita de Estado a Washington marcada para outubro de 2013, devido às denúncias que tinha sido espionada pelo governo americano.

“Não é que não tenhamos ficado decepcionados, porque tínhamos o melhor produto, mas a nossa relação com o Brasil é de longo prazo”, diz Cassidy. Um exemplo desse compromisso é o centro de pesquisa e tecnologia no Parque Tecnológico de São José dos Campos, um dos seis que a empresa tem fora dos EUA, inaugurado em junho.

Há trabalhos em conjunto com instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – com esta última, há estudos para desenvolver biomateriais que possam ser utilizados em aviões. Cassidy também destaca as pesquisas feitas no país na área de biocombustíveis.

Em parceria com a Embraer, a Boeing terá um centro de pesquisa para desenvolver uma indústria de biocombustível sustentável para aviação no país, também em São José dos Campos.