Nos dias 3 e 4 de março ocorrerá, em Brasília (DF), o seminário Experiência Francesa na Aviação Regional e Capacitação para a Aviação. O evento, promovido pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) tem como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre o tema, a fim de aprimorar o setor no Brasil.
O evento tem o apoio da embaixada francesa e ocorrerá na sede da SAC. No encontro, serão debatidos temas como gestão, navegação aérea, política e regulação e desafios no desenvolvimento dos aeroportos regionais.
A atividade é destinada, especialmente, a técnicos da própria SAC, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Aviação regional no Brasil
O governo brasileiro está desenvolvendo o Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que prevê investimentos em 270 aeroportos regionais, num montante de R$ 7,3 bilhões. Mais de 100 projetos já estão em elaboração.
Além disso, por lei, 30% dos recursos do Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil) devem ser destinados para subvencionar passagens em voos regionais. Os critérios para o aporte financeiro ainda precisam ser definidos.
Dados da SAC apontam que, em razão da baixa demanda, as passagens aéreas em rotas regionais são, em média, 31% mais caras que as de voos entre capitais. O objetivo é que, reduzindo os valores para os consumidores finais, cresça a procura por essas rotas. Com isso, deve aumentar a oferta de voos regulares nesses trechos. Para voos operados em aeroportos maiores, o subsídio será menor. Nos aeródromos menores, os valores repassados serão mais altos.
Mais acesso à aviação
A expectativa da pasta é que, com as medidas, 96% da população brasileira seja atendida por aeroportos de até 100 km de distância de suas residências. Hoje, 40 milhões de pessoas precisam percorrer trajetos mais longos que este se quiserem embarcar em um voo.
Além disso, de cada 10 brasileiros da classe média, seis estão no interior do país. Apesar de terem renda mais alta (20% mais), gastam metade do valor em passagens aéreas que a população de classe média das grandes cidades.