O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Militar Cultura Aeronáutica Eventos Helicópteros Vídeos

Carranca V – o maior exercício de Busca e Salvamento (SAR) da America Latina

Compartilhe
, / 2310

Entre os dias 9 e 18 de março a Base Aérea de Florianópolis está sediando o maior exercício de Busca e Salvamento da America Latina, denominado Carranca V. A capital catarinense foi novamente escolhida para sediar esse evento por ter a estrutura necessária para a execução de um treinamento militar desse porte, bem como condições climáticas e geográficas favoráveis.

 

IMG_3315

Florianópolis apresenta excelentes condições geográficas e climáticas para a realização desse tipo de treinamento

 

Mais de 350 militares estão envolvidos nesse Exercício, cuja missão é formar novos profissionais, trocar experiências e nivelar o conhecimento entre os militares do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR).

O Portal do Aviador teve o privilégio de acompanhar a simulação de resgate de duas pessoas em um local de difícil acesso, não sendo possível o pouso completo de um helicóptero, sendo o resgate das vítimas feito pelo guincho do helicóptero. Acompanhe nas imagens a seguir:

 

IMG_3320

O helicóptero utilizado neste resgate, um Sikorsky H-60 BlackHawk, operado pelo Esquadrão Pantera, sediado em Santa Maria, RS. Aqui, ele sobrevoa o local onde estão as vítimas e realiza um reconhecimento da área, para que o pessoal do socorro possa descer e realizar os primeiros atendimentos

 

IMG_3348

A vítima (deitada) recebe os primeiros socorros. Por se tratar de um treinamento, todas as ações são constantemente avaliadas

 

IMG_3377

Vítima, já imobilizada na maca, sendo preparada pra ser levada ao helicóptero

 

IMG_6632

Helicóptero BlackHawk, utilizado para missões de busca e salvamento

 

IMG_3335

Tripulação do BlackHawk observando atentamente, com o cabo que irá içar a vítima e o socorrista ao helicóptero

 

IMG_3401

Socorrista, junto com a vítima imobilizada na maca, sendo içado pela tripulação do BlackHawk

 

IMG_3409

Socorrista, com a vítima, chegando no helicóptero BlackHawk, assistidos pela tripulação

Todo o exercício é coordenado pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e envolve várias unidades do Comando da Aeronáutica, entre elas, cinco unidades aéreas, os cinco Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico do Brasil, conhecidos como Salvaero, um Grupo de Comunicação e Controle, e uma Unidade Celular de Intendência, entre outras. A Marinha do Brasil também está participando do treinamento com um navio patrulha e um helicóptero apoiando as operações sobre a água.

IMG_3877

A Marinha participa ativamente do Exercício com um helicóptero Esquilo e um navio, dando apoio nas operações na água

Durante todo o período do exercício, os meios envolvidos receberão diversas missões, como localizar e resgatar náufragos, embarcações à deriva, aeronaves acidentadas e pilotos ejetados. A Força Aérea Brasileira está empregando helicópteros Bell H-1H Iroquois, Eurocopter H-36 Caracal e Sikorsky H-60 BlackHawk e aviões EADS CASA SC-105 Amazonas, Embraer P-95 Bandeirulha e Lockheed P-3 Orion. Todas as missões serão coordenadas por dois Centros de Coordenação de Salvamento, montados na própria Base Aérea de Florianópolis, sendo um para missões no mar e outro para missões em terra.

IMG_3507

Sikorsky H-60 Blackhawk

IMG_3595

Bell H-1H Iroquois, partindo para mais uma missão de resgate na selva

IMG_6729

Novíssimo Eurocopter H-36 Caracal

IMG_3831

Eurocopter H-36 Caracal

IMG_3799

EADS CASA SC-105 Amazonas. Aeronave que prestou apoio logístico a toda missão. Utilizado também em missões de busca e salvamento

IMG_3802

EADS CASA SC-105 Amazonas

IMG_3769

”Sapões”. Bell H-1H Iroquois

IMG_3520

Centro de operações da Carranca V

IMG_3432

Bell H-1H Iroquois, durante missão de resgate no mar

IMG_3679

Interior da aeronave SC-105 Amazonas: do transporte de cargas, à busca e salvamento, ao lançamento de fardos, pára-quedistas e víveres

IMG_3707

Moderno cockpit do EADS CASA SC-105 Amazonas

IMG_3843

Eurocopter H-36 Caracal

IMG_4678

Lockheed P-3AM Orion, Patrulha Marítima

IMG_4744

Lockheed P-3AM Orion

IMG_6617

Missão de resgate na selva, com o BlackHawk H-60

IMG_6612

BlackHawk H-60 em voo pairado sobre o local do resgate

2

Embraer P-95BM BM Bandeirulha – Patrulha Marítiman

Dentre os destaques da Carranca V, está o uso dos Óculos de Visão Noturna (NVG), em operações complexas e o emprego da aeronave Bandeirulha P-95BM e o novo helicóptero da FAB, Eurocopter H-36 Caracal. O Brasil é responsável por executar missões em uma área superior a 22 milhões de km2, incluindo a parte continental e parte do atlântico sul.

O Exercício Carranca V é de extrema importância para avaliar a capacidade e operacionalidade dos órgãos responsáveis pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR), tendo como foco principal esse ano a preparação das unidades que poderão ser empregadas durante os jogos olímpicos RIO 2016.

 

Veja no vídeo a seguir o início da fase simulada do Exercício Carranca V:

 

Agradecimentos especiais ao Major Barbosa (Diretor Geral do Exercício), Major Celoni (CECOMSAER), Capitão Damasceno e Sargento Poleto (CECOMSAER), que muito nos ajudou com acessos para que muitas dessas fotos pudessem ter sido feitas. Ao amigo e editor do Blog Aviação em Floripa, Marcelo Lobo.

 

IMG_3693

Fotografia e jornalismo de aviação na Carranca V: Daniel Popinga (Editor e fotógrafo do Portal do Aviador, camisa azul), Marcelo Lobo (Editor e fotógrafo do Blog Aviação em Floripa, camisa preta), Johnson Barros (Fotógrafo do CECOMSAER) e Murilo Wolff (fotógrafo e entusiasta da aviação)

 

IMG_4548

Daniel Popinga, Editor e fotógrafo do Portal do Aviador, fotografando sob um fortíssimo deslocamento de ar, proporcionado pelo helicóptero BlackHawk H-60, poucos metros acima de nós, realizando uma simulação de resgate na selva.

 

IMG_6036

Daniel Popinga, diante do novíssimo Eurocopter H-36 Caracal, durante o Exxercício Carranca V

Por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com