A fabricante americana Cessna, sem dúvidas, será muito mencionada em qualquer segmento da aviação executiva por oferecer aos clientes muita diversidade desde pequenos monomotores à pistão até grandes jatos intercontinentais, sem desmerecer os turboélices que também incorporam o catálogo da companhia.
Na série monomotores até US$ 1Mi esse modelo Cessna é um dos destaques pois, após muitos anos de mercado, ainda está firme e com o mesmo nome. O 206 possui muitas versões no mercado de usados, específicas para carga, passageiros, táxi aéreo, missões especiais, paraquedismo e etc. É com certeza um modelo bastante versátil e difundido na aviação mundial.
O mercado brasileiro aceitou bem esse modelo e soma 288 aeronaves registradas no RAB, registro aeronáutico brasileiro, entre vários modelos.
Atualmente o modelo para passageiros oferecido pela Cessna pode chegar à 161kt de velocidade de cruzeiro, carregando 6 pessoas (1 Piloto + 5), graças ao Lycoming TIO-540-AJ1A que gera 310HP junto à um conjunto de hélices tripá.
Essas características permitem o transporte de até 560Kg de carga paga e um range máximo de 703nm. Utilizando os dados de performance da fabricante podemos assumir que a aeronave pode voar por 4h20, com a reserva de 45min, e utilizando um tanque de 329L.

Compartimento de carga Stationair
O trem de pouso fixo com certeza reduz a velocidade máxima da aeronave, porém, a engenharia e motorização permitem maior transporte de carga, mesmo na versão para passageiros apenas.
Tradicional nos monomotores desta categoria o Garmin G1000Nxi se faz presente mais uma vez, honrando sua confiabilidade e fácil operação quando falamos em aviônica.

G1000 Nxi
A Cessna oferta também versões para missões especiais e cargueira, que diferem basicamente na quantidade máxima de carga paga permitida para transporte. Existe também o opcional para aeronave anfíbia, que pode alterar características de performance e capacidade do modelo.
Assim como alguns concorrentes, a Cessna possui outros dois modelos monomotores mais simples no catálogo. São eles o C182 Skylane e o C172 Skyhawk. O primeiro chega até 145kt, 915nm de range e transporta 4 pessoas, fato curioso é que ele possui tanque de combustível com a mesma capacidade do 206. Já o segundo voa até 124kt, 540nm de range e transportando, também, 4 pessoas.

Cessna C172 – Skyhawk

Cessna C182 – Skylane
O Cessna 206 Stationair é mais uma opção para quem pretende operar sua própria aeronave, voar para pistas restritas e transportar bastante carga/ bagagem sem tem pressa de chegar ao destino final.
Gostaria de receber mais detalhes: