O primeiro Cessna Citation Cj3 equipado com a suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion realizou recentemente seu primeiro voo, partindo do Lincoln Municipal Airport (LNK/KLNK), Nebraska, onde também fica a sede da Duncan Aviation, que fará o upgrade nas aeronaves. Segundo a Duncan, há uma lista com mais de doze clientes na espera para atualização.
A suíte de aviônicos Pro Line Fusion, da Rockwell Collins, é composta por 3 telas touchscreen, de 14,1 polegadas. Foto: https://www.rockwellcollins.com
O voo teve uma duração de uma hora e 10 minutos e segundo Scott Simpson, piloto de testes da Rockwell Collins, itens como a visão sintética, para ambos os pilotos e a atualização do plano de voo, foram avaliados. O novo sistema possui ainda ADS-B e WAAS LPV (Localizer Performance Vertical), e além disso os pilotos contarão com uma excelente consciência situacional, mapas intuitivos. Não há mais as unidades de exibição do FMS (Flight Management System).
Planos de voo, gráficos de performance, mapas, meteorologia, são algumas das muitas vantagens do sistema da Rockwell. Foto: https://www.rockwellcollins.com
Mais praticidade e segurança para o voo. Foto: https://www.rockwellcollins.com
O Pro Line Fusion já é certificado como um upgrade para aeronaves que possuem originalmente a suíte Pro Line 21, também da Rockwell Collins. O sistema Fusion se integra com a maioria dos componentes do 21, o que diminui bastante o tempo em que a aeronave ficará parada para upgrade, mantendo-se o piloto automático e rádios originais. Esse upgrade foi anunciada durante a NBAA 2015 e sua certificação está prevista para o final deste ano e estará disponível através da Duncan Aviation e da própria Textron Aviation.
Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com
Fonte: https://www.rockwellcollins.com / www.duncanaviation.aero