O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aeronaves Históricas Aviação Comercial Cultura Aeronáutica Educativo Vídeos

Conheça em detalhes o Lockheed L-188A Electra

Compartilhe
, / 1977

Os Lockheed L-188A Electra operaram na Ponte Aérea Rio-São Paulo e tornaram-se equipamento exclusivo a partir de março de 1975, após a retirada de serviço do último Vickers Viscount, da VASP. Desde a sua criação, em julho de 1959, a Ponte Aérea foi servida por vários tipos de aviões pertencentes às empresas que faziam parte do “pool” operacional.

Com a introdução dos Electra como equipamento exclusivo da Ponte, o número de assentos disponíveis para cada empresa do sistema (VARIG, Cruzeiro, VASP e TransBrasil) teve que ser calculado proporcionalmente à participação de cada uma no mercado. Independente disso, os Electra eram sempre operados por tripulantes técnicos da VARIG, com pessoal de cabine fornecido pela empresa que originasse o voo. Se fosse um da Transbrasil, os comissários eram da TransBrasil. Na Ponte, os Electra chegaram a sustentar uma média de 66 voos diários, com partida a cada 15 minutos e, se necessário, faziam voos extras. Essa frequência diminuía nos fins de semana, quando geralmente os voos eram realizados somente de hora em hora. O ciclo operacional desses aviões vai ser fechado com números bastante expressivos, que dão bem conta do que foi a sua vida no Brasil.

Na época, segundo estatísticas fornecidas pela VARIG, a frota dos Electra já havia completado 777.140 horas de voo com 736.806 pousos, o que dá uma média de 55.510 horas de voo e 52.629 pousos por avião.

Faça um tour nos vídeos a seguir, do canal do YouTube Aviões e Músicas no PP-VJM, um Lockheed L-188A Electra, fabricado em 1958, que encontra-se preservado no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (Campo dos Afonsos). Lito, um experiente técnico em manutenção de aeronaves, com vasta experiência no Electra, nos conta detalhes externos e internos desse glorioso avião:

 

 

 

Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCLXl1V6n82Dyg1VhVgSL0nw