O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Convenção de Aviação Geral discute metas para 2015

Compartilhe
, / 992
Reunindo fabricantes, distribuidores e autoridades, auditório da EAB Air Show transformou-se no mais novo palco para as discussões do setor aeroespacial 
Pedro Rosas
Portal do Aviador
O Ministro da Aviação Civil Moreira Franco, durante a Convenção AG 2014

“Linha aérea para mais de 3.800 Aeroportos”. Esta foi a pauta que tomou os corredores da Expo Aero Brasil, realizada em Maringá, neste último mês de agosto. Reunindo empresários e representantes do governo federal, a Convenção AG 2014 trouxe, em sua pasta, a necessidade de estabelecer um plano estratégico para 2015, analisando tendências e desafios do setor aeroespacial.


“A aviação civil brasileira está entre as quatro maiores do mundo. Nosso grande trabalho agora é desenvolver mão de obra qualificada”, abriu o comandante Décio Corrêa, diretor-presidente da EAB Air Show, que hoje acolhe representantes de países como Estados Unidos, França e Itália. “Precisamos simplificar, retirar a burocracia, para que se crie uma cultura aeronáutica verdadeira no Brasil”, declarou Hélio Gardini, sócio-presidente da INPAER. 

De olhos atentos e postura reverente, o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, subiu à tribuna para ensaiar uma aproximação. “Precisamos ouvir mais vocês. Precisamos da Aviação Geral mais perto de Brasília. Ficar distante de Brasília é ficar distante da Anac e do Ministério de Aviação Civil”, ressaltou. Questionado sobre o futuro da pasta, Franco também foi efusivo. “Estamos trabalhando num modelo de organização onde teremos 95% da população com um aeroporto a 100km de casa”. 

Precisamos ouvir mais vocês. Precisamos da Aviação Geral mais perto de Brasília. Ficar distante de Brasília é ficar distante da Anac e do Ministério de Aviação Civil”
Ministro Moreira Franco
As pautas pululavam até que Ozires Silva, engenheiro aeronáutico e fundador da Embraer, trouxesse luz ao debate. “Temos um problema estrutural, onde ouvimos muito sobre o que não podemos fazer, mas ouvimos nada sobre o que podemos fazer”. O Ministro, mais uma vez, acatou. “Tragam suas demandas para Brasília. Estou pronto para recebê-los”, encerrou, ovacionado.
A Convenção AG 2014 também contou com a presença do Brigadeiro Hermano Vianna; do prefeito de Maringá Carlos Pupin; do secretário Valter Viana da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; do secretário André Alvim de Paula Rizzo da Secretaria da Câmara de Comércio Exterior do MDIC; do secretário José Luiz Bovo da Secretaria de Fazenda; do secretário Laércio Barbão da Secretaria de Planejamento; e também de Sérgio Schimitt, do Gabinete da Presidência do BNDES.