O Centro de Treinamento da Helibras, responsável por treinar e reciclar mecânicos e pilotos que atuam com as aeronaves da marca, encerrou 2014 atingindo a marca de 13 mil alunos formados. No ano passado, em parceria com o Instituto Helibras, o CT formou a primeira turma do projeto social HeliAsas, curso gratuito de Mecânico de Manutenção Aeronáutica destinado a jovens de Itajubá (MG).
E foi nessa turma que se formou o aluno número 13 mil, Clayton Rodrigo Felix, de 32 anos. Clayton desenvolveu a paixão pela aviação desde criança. “Enquanto eu dava meus primeiros passos, meu pai dava os primeiros dele como mecânico de manutenção na indústria aeronáutica e, quando eu tinha seis anos, nos mudamos para Itajubá. Então a rotina dos helicópteros nos céus itajubenses passou a me encantar”, contou o aluno.
Sem muita esperança de início, devido à grande concorrência, Clayton foi o 16º aprovado entre os 30 escolhidos. “Além da formação técnica, o projeto HeliAsas trouxe uma nova perspectiva profissional, com foco no desenvolvimento social e sustentável”, afirmou o aluno.
Com grade curricular validada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Clayton e os formandos são capacitados para atuarem na execução e supervisão de manutenção de helicópteros, aviões, planadores e outras aeronaves.
Além das atividades de familiarização com os helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters, o Centro de Treinamento oferece cursos para revalidação de habilitação com testes práticos e treinamentos específicos de acordo com a necessidade de cada operador.
Para expandir o curso, a Helibras também está construindo um Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro. O local deve iniciar suas atividades no segundo semestre de 2015 e terá capacidade para abrigar dois Full Flight Simulators (FFS) – o primeiro deles destinado ao modelo EC725/EC225.