O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Tecnologia

Daher-Socata anuncia primeiro avião elétrico em série

O objetivo é introduzir propulsão elétrica para os aviões comerciais da Airbus
Compartilhe
, / 1407

A fabricante Daher-Socata anunciou uma parceria com a VoltAir, subsidiária do grupo Airbus, para o desenvolvimento e certificação do avião elétrico E-Fan 2.0, que foi revelado no início de 2014. O E-Fan é uma aeronave desenvolvida para treinamento de pilotos no mercado da aviação geral, e será o primeiro avião totalmente elétrico fabricado em série no mundo. O objetivo maior do projeto é introduzir a propulsão elétrica para os futuros aviões comerciais da Airbus.

A Daher-Socata será responsável por todo o desenvolvimento do modelo, incluindo o motor e as baterias, além de testes de voo e certificação pela EASA, na Europa. O contrato foi finalizado após 18 meses de estudos e negociações com o grupo Airbus. O E-Fan 2.0 tem previsão de venda também para os EUA, mas nenhuma informação de preço foi revelada.
 
Fabricante lançou recentemente o TBM 900

A Daher-Socata também anunciou a entrega das primeiras unidades de seu mais novo monomotor turboélice, o TBM 900. Equipado com hélice de 5 pás e winglets, o modelo é mais rápido e eficiente que seu antecessor, o TBM 850. Apelidado internamente de “Century Project”, o modelo incorpora um cockpit todo em vidro, velocidade máxima de cruzeiro de 330 kts e 1.730 milhas náuticas de alcance com cinco passageiros adultos. O novo membro da família TBM foi desenvolvido durante um programa de mais de três anos, envolvendo 160 mil horas de pesquisa e desenvolvimento, além de 200 horas de testes de voo, incorporando um total de 26 modificações sobre o modelo básico.