O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aeronaves a Venda Aviação Executiva Aviação Geral Press-Releases

Daher Socata TBM 940

Compartilhe
, / 7721

A Daher Socata apresentou a versão mais moderna da linha TBM, a aeronave TBM 940 é visualmente idêntica ao 910, mas possui grandes modificações na aviônica e funcionalidades à disposição do piloto.

Em relação à fuselagem e interior da cabine de passageiros não houve qualquer modificação, o conforto, qualidade e confiabilidade continuam os mesmos.

Fonte: Daher Socata

A PT6A-66D continua equipando a aeronave e está conectada à uma hélice pentapá. Essa variante da PT6, o motor mais confiável da aviação, é capaz de gerar 1825HP de potência, mas para o TBM940 a potência é limitada em 850HP a fim de evitar superaquecimentos e perda de controle ao avançar toda a manete em situações adversas.

A aerodinâmica invejável aliada à potência do motor permite que a aeronave atinja 330kts como velocidade máxima de cruzeiro. Mantendo aproximadamente 250kts o TBM940 entra no regime de melhor autonomia, que é de 1730nm (3204km), à 31000ft de altitude.

Fonte: Daher Socata

Como maior destaque na nova versão está a inclusão do AutoThrottle para controle de potência, tornando este modelo o primeiro do mundo a possuir total integração de piloto automático, que é gerenciado pelo G3000, disposto nas telas touchscreen do TBM940, substituindo o G1000nxi da versão anterior.

Fonte: Daher Socata

A aeronave possui controle automático de temperatura e descongelamento de sensores, ESP – que traz o voo para uma atitude normal após perda de controle, Piloto automático com descida de emergência quando há falta de interação do piloto com o painel ou sinais de baixa oxigenação na cabine, e outros itens de segurança que são gerenciados pelo ECopilot, marca registrada que gerencia todos esses sistemas e alerta o piloto com um stick shaker para que alguma atitude seja tomada.

Uma funcionalidade que já estava no 910 e permanece no 940 é a “single lever power control”, ou seja, uma única manete que controla o passo de hélice, mistura e controle de torque/ potência do motor.

Fonte: Daher Socata

A Daher Socata continua avançando e entregando à seus clientes mais facilidades e segurança de voo em cada lançamento. A redução da carga de trabalho gerada pela linha TBM, independentemente da versão, não é encontrada em seus concorrentes diretos. Esse fato reflete diretamente no custo de aquisição da aeronave, que é de aproximadamente US$ 4Mi.

Não existem dúvidas quanto a qualidade do 940, que possui o motor mais confiável do mundo, aviônica de última geração, que também equipa jatos de grande valor, sistemas automatizados de controle de potência e de temperatura dos sensores (Auto deicing system) e também o excepcional conforto entregue aos passageiros e tripulantes. A aeronave possui tudo o que seu preço pede, aliado à economia de combustível e elevada segurança da operação.

Por:  Carlos Eduardo Damasceno

Gostaria de receber mais detalhes:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem