O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

, / 1057

Dassault promove roll out do Falcon 8X

Fabricante francesa apresenta novo modelo, em cerimônia realizada em Bordeaux-Merignac
Compartilhe
A fabricante francesa Dassault Aviation realizou o roll out do maior membro da família Falcon, o 8X, em evento realizado em Bordeaux-Merignac, na presença de clientes, operadores, parceiros e autoridades. De acordo com declarações da Dassault, o novo modelo disponibilizará a maior variedade de configurações de cabine entre os jatos executivos.

Anunciado durante a convenção EBACE (European Business Aviation & Exhibition), em maio deste ano, o Falcon 8X tem como plataforma seu irmão mais velho, o Falcon 7X. Entre as melhorias, uma cabine com 1.88 m de altura, 2.34 m de largura e 13 m de comprimenro. O alcance também é o maior entre os modelos da Dassault, com 6.450 nm (11,945 km), inserindo-o no rol de aeronaves de ultra-longo alcance.

“Mais de 250 unidades do Falcon 7X foram construídas desde sua entrada em serviço. Para o 8X, prevemos o mesmo futuro de inovação e excelência”, declarou Eric Trappier, CEO da Dassault Aviation, durante a cerimônia. A montagem e os testes do 8X serão realizados na planta de Merignac, nas mesmas instalações dos 7X, permitindo a padronização e a redução de custos.

A junção das asas, energização dos sistemas e instalação do motor foram concluídas em agosto. Já os testes em solo, incluindo controles de voo, testes de vibração e sistema de combustível, foram concluídos em novembro. Segundo estimativas, o voo inaugural ocorrerá no primeiro trimestre de 2015, com entregas para o segundo semestre de 2016.

Assista: