O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Eventos

EAB Air Show bate recorde em novo polo aeronáutico

Compartilhe
, / 1242

Evento inaugura novo formato e faz história no aeroporto de Maringá 
Pedro Rosas
Portal do Aviador
Fotos: Daniel Popinga
Somando quatro dias de exposição, unindo os principais players do mercado para avaliar tendências, realizar negócios e parcerias, a feira de aviação EAB Air Show 2014, aproveitou sua nova sede, o Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior, em Maringá (PR), para catalogar 147 aeronaves em sua exposição de vendas, batendo o recorde de 2001, quando alcançou 110 aviões – segundo dados da Expoair.

Chegamos a reunir 41 aeronaves no céu, tentando pousar. Acredito que nenhum aeroporto da América Latina, nesta data, tenha registrado esse número”
Comandante Décio Corrêa
O evento, que saiu da prancheta em 1997, sob a batuta do comandante Décio Corrêa, chegou à sua 17ª edição de cara nova, abrindo espaço para conferências técnico-científicas, promovidas por entidades governamentais, associações, universidades, ONGs e centros de pesquisa.

Espalhados pelo aeródromo, 92 expositores, representando 167 marcas, mostraram porque a EAB tornou-se a mais importante feira de Aviação Geral no país, ganhando, aos poucos, projeção internacional. “Chegamos a reunir 41 aeronaves no céu, tentando pousar. Acredito que nenhum aeroporto da América Latina, nesta data, tenha registrado esse número”, destacou Corrêa.

Em apresentações diárias, grandes nomes da acrobacia nacional riscavam o céu, para o deleite dos visitantes. De carona com os modelos “fly-in” internacionais, como Oshkosh e Sun’nFun, os shows aéreos têm início às 15h30 e seguem até o final do dia, acompanhados de happy hours e confraternizações. 

Novo polo aeronáutico
Foto: Mario Roberto Durán Ortiz

A mudança para o novo Polo Aeronáutico do Paraná, foi, sem dúvida, um passo imprescindível para o crescimento da feira. “Maringá concentra mais de 60% de todo o Sistema Brasileiro de Aviação Civil”, ressaltou Carlos Pupin, prefeito da cidade. O ministro Moreira Franco, presente no segundo dia, também foi enfático. “Ainda serão ampliados o terminal de passageiros e a pista, e com o sistema ILS, vamos melhorar ainda mais a segurança”, explicou.

A expectativa é que pelo menos 12 empresas se instalem na cidade. Uma delas, a Flyer, deu sinais afirmativos. O gerente Luís Cláudio Gonçalves, comercializou uma aeronave de US$ 300 mil durante a feira e confirmou a intenção. “O projeto me parece muito interessante e estamos analisando a possibilidade de mudança. A princípio, queremos manter mais de 200 pessoas trabalhando para produzir de 10 a 12 aeronaves, por mês”, comentou.

Atualmente, o Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior possui homologação de aeroporto internacional, porto seco e deposito alfandegado. Segundo o Comandante Décio Corrêa, a realização da 17ª edição em Maringá, fecha o ciclo de uma longa trajetória de sucesso, dotando o Brasil como nação de forte vocação aeronáutica. Antes de Maringá, a EAB Air Show passou por Sorocaba, quando abriu suas portas, em 1997, depois esteve em Araras (2003 – 2006) e São José dos Campos (2007 – 2013).

Fotos EAB Air Show 2014