O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Militar

Embraer entrega primeiro A-29 para Força Aérea dos EUA

Usados como apoio tático às missões no Afeganistão, contrato prevê a compra de 20 Super Tucanos até 2015
Compartilhe
, / 961

O primeiro A-29 Super Tucano fabricado nos EUA pela Embraer, foi entregue, nesta última semana, a autoridades da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e do governo federal. A aeronave, destinada a missões de apoio aéreo tático, suporte logístico, reconhecimento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos, é utilizada atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina.

“O Super Tucano é uma aeronave turboélice potente e robusta, capaz de realizar uma ampla gama de missões”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. O contrato, no valor de US$ 428 milhões, foi firmado no ano passado e representa a primeira venda de um produto de defesa da Embraer para o governo dos EUA. “A entrega desta primeira aeronave é um marco significativo para o início do treinamento de instrutores na Base Aérea de Moody”, disse o General-Brigadeiro Eric Fick, da Força Aérea dos Estados Unidos.

Toda a produção será realizada na fábrica da empresa brasileira em Jacksonville, na Florida, inaugurada em 2013, com 3.716 metros quadrados. As instalações realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Após mais de dez anos em operação, o Super Tucano já acumulou um excelente histórico de desempenho: mais de 230 mil horas de voo e 31 mil horas em combate.

A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares da aeronave. Em abril do ano passado, a empresa também vendeu seis unidades para a Guatemala, a fim de auxiliar os voos de combate ao tráfego de drogas. Outras três aeronaves do mesmo modelo também foram vendidas para o Senegal.